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Plano Estratégico de Inovação

Inovação como desafio coletivo

O Projeto encontra-se, atualmente, na fase de desenvolvimento do plano estratégico.

Foi consensual, desde o início do processo de criação da estratégia, a necessidade de uma metodologia colaborativa forte e do seu permanente acompanhamento por parte dos dezoito municípios da AML para que, em conjunto, se construa um desafio coletivo robusto capaz de criar um propósito para a região, que alavanque novas dinâmicas de desenvolvimento.

No processo metodológico destacam-se três dimensões de análise- municípios, peritos e documentação relevante às escalas internacional, nacional e regional -, tendo sido produzido um conjunto de informação resultante de quatro sessões de auscultação de pessoas peritas num painel diversificado de cerca de vinte especialistas no campo da inovação social, tecnológica e cultural, entre outras. Estiveram presentes a cofundadora da Experimenta Design, Guta Moura Guedes, o professor e investigador do ICS e do Observatório das Metrópoles Brasil, João Seixas, o professor da universidade do Minho e especialista nas áreas de inovação organizacional, Jorge Coelho, o “Business Angel”, José Lopes Costa, o CEO da Startup Lisboa – Miguel Fontes, e diversas agências, comissões e institutos, como a CCDR_LVT, a Agência Nacional de Inovação ou a Estrutura de Missão Portugal Digital. 

Estas sessões tiveram como objetivo central pensar e debater a área metropolitana de Lisboa como um todo, discutindo o que a região tem de único, e explorar possíveis e inovadores cruzamentos entre o capital simbólico da região e o conhecimento de base científica e tecnológica, bem como perceber o papel das diversas agências e associações e da sua articulação com as políticas públicas a diversas escalas (europeias, nacionais e regionais)

Realizaram-se, também, seteworkshops de estímulo à criatividade e geração de ideias onde participaram cerca de oitenta colaboradoresdos dezoito municípios, em diversas áreas da Inovação, e cujo objetivo se centrou numa metodologia disruptiva aplicada pela NOVA/IMS para fazer emergir um contexto favorável a criatividade e geração de ideias.

Atualmente e, em sede de plano estratégico, sistematiza-se o conjunto de informação proveniente deste ecossistema colaborativo participado por uma centena de atores, de onde emergirá um conjunto de propostas de exploração do conceito de inovação enquanto ferramenta de vantagem competitiva metropolitana, com uma ambição coletivamente construída, assim como uma visão, respetivos eixos estratégicos e recomendações. 

Actualizado a 2/08/2023
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