Facebook Twitter Linked In Mais opções

TML

O transporte público no centro da mobilidade

A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, detida a 100% pela Área Metropolitana de Lisboa, assume competências nos domínios da mobilidade e transportes, designadamente as de autoridade de transportes relativamente aos serviços públicos de transporte de passageiros na área metropolitana de Lisboa, incluindo a gestão dos contratos de serviço público de transporte rodoviário de passageiros de âmbito intermunicipal e municipal.

Com um capital público de 25 milhões de euros, e autonomia administrativa, financeira e patrimonial, é ainda responsável pela instalação de uma plataforma tecnológica integradora do sistema de bilhética e de informação ao público, pelo desenvolvimento de estudos e planos e pela implementação de políticas de acessibilidade, mobilidade e transportes. 

Sem prejuízo da eficiência económica e da viabilidade e equilíbrio financeiro, a gestão da TML é orientada de acordo com os objetivos e princípios orientadores estratégicos definidos pela Área Metropolitana de Lisboa, que visam a satisfação, acessibilidade e universalidade dos serviços prestados e a proteção de todos os utentes do sistema de transportes.

A TML encontra-se comprometida com três políticas estruturantes:

• Colocar no centro das políticas públicas as pessoas, o serviço que lhes é prestado, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, dos seus núcleos populacionais, procurando reduzir assimetrias territoriais, económicas e sociais, garantindo a todos uma acessibilidade financeira e geográfica ao transporte coletivo.

• Contribuir ativamente para a criação de condições para o apoio e estímulo à economia e ao emprego, seja nas práticas de movimentação pendular, seja no turismo ou lazer, seja na logística e no incremento de postos de trabalho no setor

• Integrar a agenda ambiental em todas as suas práticas, nomeadamente atendendo aos desafios e compromissos energéticos e de adaptação às alterações climáticas.

A presidente da mesa da assembleia geral é Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora, sendo Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, vice-presidente da mesa (ambos não remunerados). Faustino Gomes é o presidente executivo do conselho de administração, enquanto Rui Lopo e Sónia Alegre são vogais executivos.

A TML dispõe, igualmente, de dois órgãos consultivos: o conselho de mobilidade metropolitana e o conselho consultivo das tecnologias para a mobilidade.

Site oficial

Actualizado a 2/08/2023
To top