Facebook Twitter Linked In Mais opções
Imagem de apresentação

Sesimbra

Inserida no complexo calcário da Arrábida, as origens da ocupação humana da vila de Sesimbra remontam ao Paleolítico Inferior, momento em que as primeiras comunidades se fixaram em torno dos cursos de água, aproveitando a riqueza dos recursos marinhos existentes.

Com uma vocação eminentemente marítima, desde tempos imemoriais que a pesca foi uma das principais formas de subsistência dos seus habitantes.

Até inícios do século XVI, a vila localizava-se no interior do Castelo, tendo-se deslocado progressivamente para a frente marítima, formando aquela que viria a ser a atual vila, fortemente influenciada pela expansão marítima e pela epopeia dos Descobrimentos.

A viragem para a segunda metade do século XX é marcada pelo desenvolvimento do turismo enquanto atividade económica de relevo.

Tendo-se afirmado enquanto área geográfica eclética, sede de uma identidade cultural única e excecional, Sesimbra é, atualmente, um polo de atração, não só pelas suas praias de águas límpidas e pontos de interesse histórico e natural, mas também pelo prestígio do seu peixe.

Actualizado a 31/01/2024
To top