A AML esteve presente, através do secretário metropolitano Filipe Ferreira, na conferência Competitividade da Economia – descarbonização e competitividade do território, organizada pela Amadora Inova – Incubadora AMADORA TECH, no dia 16 de março, no Auditório Joaquim Raposo, na Amadora.
A conferência contou com a presença da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, do Presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, e de diversos oradores, distribuídos por dois painéis temáticos.
Na sua intervenção, Filipe Ferreira referiu que “durante a próxima década, o desafio das alterações climáticas incita a uma ação urgente e concertada, a um caminho partilhado, onde os diversos atores poderão ter um papel preponderante, na transição para uma sociedade descarbonizada”.
O secretário metropolitano acrescentou ainda que serão necessárias soluções “que transformem o nosso modelo de desenvolvimento económico, num paradigma em que as empresas possam aportar valor acrescentado ao processo de inovação e de transformação nas chamadas transições gémeas, a transição climática e a transição digital”.
Recorde-se que, a nível metropolitano, esta problemática foi abordada na Estratégia AML 2030 e, a nível setorial, no Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC-AML).
A organização da conferência contou com a parceria da Câmara Municipal da Amadora e da Associação Industrial Portuguesa (AIP).