A estratégia de valorização dos mercados locais da Área Metropolitana de Lisboa, concebida no quadro das atividades do projeto AML Alimenta, foi apresentada este mês, numa iniciativa que decorreu no Mercado do Livramento, em Setúbal.
A estratégia resulta de um processo alargado de auscultação dos produtores agrícolas que comercializam nos mercados locais e dos gestores desses espaços.
Através da valorização da produção local nos mercados, pretende-se dar maior relevância à dieta Mediterrânica, à alimentação sustentável e ao combate ao desperdício alimentar.
Este trabalho, no seu todo, é uma peça essencial na Estratégia para a Transição Alimentar preconizada para a área metropolitana de Lisboa.
Os objetivos inerentes à estratégia de valorização dos mercados locais, apresentados por Rui Almeida, da CONSULAI, e José Diogo, da A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, reforçam a importância de destacar e valorizar a produção local, através de ações de promoção e de marketing eficazes, da modernização das estruturas, da diversificação da oferta, do trabalho em rede e da promoção da sustentabilidade ambiental.
Na sessão de abertura, Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, destacou a importância no quadro da área metropolitana de Lisboa, da consolidação dos mercados locais como espaços de boas práticas, e marcos de identidade social, cultural e económica identitários dos territórios.
O presidente da Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, Joaquim Carapeto, sublinhou a importância de se colocar os mercados na rota da alimentação saudável e de um maior envolvimento dos jovens.
Rita Barradas, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, por sua vez, ressaltou a necessidade de promover a alimentação saudável, a rastreabilidade dos produtos e os circuitos curtos entre produtores e consumidores.
O fórum contou ainda com uma mesa-redonda, moderada por Custódia Correia, da Rede Nacional da Política Agrícola Comum, que evidenciou diversas experiências de valorização de mercados locais, como as seguidas no Mercado Municipal Terras de São Pedro (São Pedro do Sul), no Mercado dos Lavradores (Famalicão), nos mercados geridos pelo município de Setúbal, na Rede Regional de Mercados Locais do Algarve, e noutros mercados locais em Portugal e no estrangeiro.
Na sessão de encerramento, Filipe Ferreira, secretário da Área Metropolitana de Lisboa, destacou a inclusão da temática da alimentação na agenda política até 2030, salientando a recente construção da Estratégia para a Transição Alimentar da AML, com o envolvimento de inúmeras entidades, muitas delas também membros da rede Foodlink.
Face à redução substancial dos financiamentos disponíveis na região para o desenvolvimento de projetos, Filipe Ferreira, evidenciou a necessidade de encontrar soluções alternativas de financiamento, por exemplo no âmbito de programas cuja gestão depende diretamente da Comissão Europeia.
Sobre o Projeto AML Alimenta
O AML Alimenta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável da Rede Rural Nacional.
Promovido pela parceria entre a Área Metropolitana de Lisboa, A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, o projeto tem como objetivo promover a alimentação saudável e sustentável, destacar a dieta mediterrânica e combater o desperdício alimentar na área metropolitana de Lisboa.