Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML apresenta política alimentar e oportunidades de financiamento em…

A AML esteve presente numa Conferência sobre circuitos curtos alimentares, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, em Azeitão, no dia 22 de junho.

Designada “Farm to Fork – Circuitos Curtos Alimentares”, a conferência contou com a participação de diversas entidades, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, para além da Área Metropolitana de Lisboa, e da Câmara Municipal de Setúbal.

A AML, através do secretário metropolitano Filipe Ferreira, apresentou o quadro estratégico metropolitano, que enquadra a política alimentar como uma dimensão estruturante do modelo de desenvolvimento defendido para o território, e realçou a importância de se aproveitar as possibilidades financeiras do Pacto Ecológico Europeu e de outras linhas de financiamento europeias, para avançar com candidaturas que ajudem a fortalecer o sistema alimentar na região. Para Filipe Ferreira, “a estratégia para a transição alimentar que estamos a implementar no território da área metropolitana de Lisboa é uma das peças para a sustentabilidade e dinamismo da região”.

O programa da conferência contemplou ainda intervenções sobre o European Green Deal, a transição alimentar na Área Metropolitana de Lisboa, os projetos CLAIRE e The PLACE, a Food link – Rede para a Transição Alimentar na área metropolitana de Lisboa, a dieta mediterrânea na região de Lisboa e Vale do Tejo, e as atividades tradicionais e os produtos endógenos na Península de Setúbal.

A conferência “From farm to fork – circuitos curtos alimentares” foi a última de um conjunto de três realizadas no mês de junho, no âmbito das Jornadas de Ambiente de Setúbal.

Actualizado a 12/07/2023
To top