No âmbito do projeto AfriFoodLinks, a Área Metropolitana de Lisboa recebeu, no dia 9 de abril, uma comitiva das cidades de Arusha (Tanzânia), Lusaka (Zâmbia) e Cape Town (África do Sul).
A visita, promovida pela Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, contou com a presença de Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Rosário Oliveira, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Alexandra Almeida, geógrafa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Ivan Pauw, coordenador da organização não governamental ICLEI África, e João Lopes, dirigente da Área Metropolitana de Lisboa.
A comitiva foi recebida por Carlos Humberto de Carvalho, que apresentou as linhas essenciais do trabalho desenvolvido no seio da AML, e realçou a importância do estabelecimento de sinergias entre as regiões europeias e africanas desenvolvido pelo projeto AfriFoodLinks.
Ivan Pauw apresentou, de seguida, o projeto AfrifoodLinks, financiado pela UE e coordenado pelo ICLEI Africa. Com 26 parceiros internacionais, o projeto visa melhorar a segurança alimentar e a sustentabilidade urbana em mais de 65 cidades africanas, através da promoção de dietas saudáveis, da transformação de ambientes urbanos por experiências sociotécnicas e adotando mecanismos de governança inclusiva para promover a capacitação dos funcionários, empresas e comunidades. O projeto prevê, ainda, apoiar pequenos negócios alimentares liderados por mulheres e jovens, acrescentando valor e promovendo a inclusão económica.
A sessão prosseguiu com Rosário Oliveira, que apresentação a Estratégia para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa, destacando a importância do modelo de governança para gerir a complexidade e diversidade de atores do sistema alimentar.
A apresentação da Rede FoodLink esteve a cargo de Alexandra Almeida, que salientou o processo de constituição da rede e as ações desenvolvidas no seu âmbito.
Por fim, João Lopes abordou as iniciativas da Área Metropolitana de Lisboa na área alimentar, destacando a coordenação da parceria temática da alimentação da Agenda urbana para a UE e o projeto AML-Alimenta.
A sessão encerrou com uma ronda de perguntas e respostas, sublinhando a relevância da partilha de boas práticas para enfrentar os desafios na área alimentar. A comitiva ficou ainda a conhecer o trabalho desenvolvido pela TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa na área dos transportes e da mobilidade.