Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML convidada para ir à Noruega apresentar resultados do projeto CLIMA.AML

A AML irá à Noruega apresentar o projeto CLIMA.AML- Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano, nos dias 18 e 19 de setembro.

A AML irá à Noruega apresentar o projeto CLIMA.AML- Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano, nos dias 18 e 19 de setembro, naquele que será o último evento formal do projeto, e que servirá para partilhar resultados e disseminar boas práticas de projetos de adaptação às alterações climáticas.

O workshop, que decorrerá durante dois dias em Oslo, contará com a presença do embaixador de Portugal na Noruega, Pedro Pessoa e Costa.

Juntamente com o CLIMA.AML, serão apresentados projetos de ação climática desenvolvidos em Cascais, ferramentas de adaptação às alterações climáticas criadas pelo Instituto Norueguês de Meteorologia, e outros projetos, reflexões e desafios lançados por municípios noruegueses.

O segundo dia será passado a conhecer projetos locais de adaptação às alterações climáticas na cidade de Oslo.

Esta é a segunda vez que a AML apresenta o projeto CLIMA.AML na Noruega (a primeira vez foi em abril deste ano, na cidade de Bergen), como resultado da sua relevância ambiental e dos seus resultados alcançados no contexto europeu dos projetos financiados pelo programa Ambiente dos EEA-GRANTS.

O projeto CLIMA.AML

O projeto CLIMA.AML teve como objetivo a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano, que foi concretizada através de uma rede metropolitana de 18 estações meteorológicas (que envolve todos os municípios da área metropolitana de Lisboa) e uma plataforma online, que compila dados meteorológicos e informações essenciais de suporte à sua monitorização e avaliação em tempo real.

As estações meteorológicas, que funcionam em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), permitirão conhecer os padrões associados às alterações climáticas e os seus impactes nas comunidades locais.

Dá sequência ao Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa, e faculta um vasto conhecimento de dados meteorológicos à escala local, que poderá mitigar os efeitos e impactos de eventos resultantes das alterações climáticas.

Foi implementado na área metropolitana de Lisboa desde março de 2021, no âmbito do programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática e financiado pelos EEA Grants 2014-2021.

Actualizado a 15/09/2023
To top