Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML coordena Parceria Temática Alimentar da agenda urbana da EU

A Área Metropolitana de Lisboa e a cidade de Milão são as entidades coordenadoras da Parceria Temática Alimentar da agenda urbana da EU, que foi lançada no primeiro trimestre deste ano.

Na reunião online de lançamento, Filipe Ferreira, secretário metropolitano da AML, abordou o trabalho feito nos últimos anos, destacando a Estratégia para a Transição Alimentar na AML, e a sua importância no modelo de desenvolvimento regional da área metropolitana de Lisboa, e na consolidação da região como um território mais sustentável e dinâmico.

Thomas De Béthune, da Direção-Geral da Comissão Europeia para Políticas Regionais e Urbanas (DG REGIO), apresentou o estado atual das Parcerias da Agenda Urbana, explicando os principais objetivos da parceria e o papel de apoio da DG REGIO.

A reunião contou com a participação de mais de 50 participantes, em representação de autoridades urbanas, metropolitanas e nacionais, organizações e instituições europeias e universidades, que delinearam áreas-chave de interesse.  O encontro serviu ainda para se explicar o processo das Parcerias da Agenda Urbana.

Na primeira fase, a atividade focar-se-á na preparação do documento de orientação, que delineará os principais desafios e objetivos da parceria.

Estratégia para a Transição Alimentar na AML

A Estratégia para a Transição Alimentar, que surge na sequência da FoodLink – Rede para a Transição Alimentar na AML, é uma peça importante no modelo de desenvolvimento regional da área metropolitana de Lisboa, e na consolidação da região como um território mais sustentável e dinâmico.

Pretende ser o ponto de partida para a definição de uma política alimentar metropolitana, em rede, capaz de estruturar um sistema alimentar sustentável e resiliente, e está plenamente integrada em políticas e estratégias regionais e nacionais em vigor.

Está a ser desenvolvida pela Área Metropolitana de Lisboa, com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e coordenação técnica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Fotografia: Nadine Primeau @unsplash

Actualizado a 8/03/2024
To top