Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML cria grupo de trabalho metropolitano para o desenvolvimento económico da região

Realizou-se no dia 20 de junho a primeira reunião do grupo de trabalho metropolitano de Desenvolvimento Económico, que reuniu no auditório do edifício-sede da AML cerca de 30 participantes, entre eleitos, dirigentes e técnicos municipais e da AML.

Na reunião, conduzida pelo secretário metropolitano Filipe Ferreira, foram apresentados os objetivos do grupo de trabalho, a metodologia do mapeamento dos projetos e das necessidades municipais, e o consórcio i AM Digital (uma aceleradora de comércio digital).

Os principais quatro objetivos deste grupo de trabalho são prestar acompanhamento institucional (a nível político e técnico), concertar a articulação de ações e iniciativas (a nível municipal e metropolitano), disseminar informação sobre oportunidades de financiamento, projetos e redes, e capacitar e formar as equipas técnicas dos municípios.

Para discussão, foi ainda divulgada uma proposta para um roteiro de capacitação para atração de investimento, estruturada em quatro eixos: boas práticas municipais, plataformas para atração de investimento, atores territoriais e promoção da região.

Jorge Gaspar (director da Consulting by AIP), por sua vez, apresentou a aceleradora de empresas i AM Digital, criada no âmbito do PRR, através de um consórcio liderado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP).

A aceleradora i AM Digital tem como meta apoiar 8500 micro, pequenas e médias empresas da área metropolitana de Lisboa, até ao final de 2025, no domínio da transição digital. Os setores privilegiados são o comércio e reparação de automóveis e motociclos, o comércio por groso, o comércio a retalho, a restauração e similares, agências de viagens e operadores turísticos, reparação de computadores e de bens de uso pessoal, e outras atividades de serviços pessoais.

Actualizado a 12/07/2023
To top