Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

AML dá a conhecer projetos desenvolvidos na região na mostra de Fundos Europeus

Os projetos desenvolvidos pela Área Metropolitana de Lisboa e pelos seus 18 municípios, no âmbito dos programas Portugal 2020 – Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial e da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial, e Portugal 2030 – Investimento Territorial Integrado e Estratégia Regional de Lisboa, estão a ser divulgados na Mostra dos Fundos Europeus, que está a decorrer na Alfândega do Porto até dia 12 de dezembro.

O espaço expositivo da AML na mostra, organizada pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, no âmbito da rede de comunicação do Portugal 2030, dá ainda destaque a três projetos, um na área da mobilidade (Plataforma de Gestão de Bilhética Integrada e de Informação ao Publico), um de âmbito cultural (Mural 18) e outro no domínio da ação climática (Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas).  

Através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial foram desenvolvidas 552 operações, num investimento total de 203 milhões de euros, com uma comparticipação de 119 milhões do FEDER/FSE.

A educação (infraestruturas), com um investimento de 58,9 milhões de euros em 245 operações, e o património natural e cultural, onde foram investidos 28,8 milhões de euros em 70 operações são os domínios onde os investimentos na região foram mais relevantes.

O Investimento Territorial Integrado, por sua vez, terá investimentos na ordem dos 300 milhões de euros, dos quais 120 milhões serão comparticipados pelo FEDER/FSE, materializados em 293 operações.

A mobilidade sustentável, com comparticipação de 36,6 milhões, e 52 operações, e as intervenções urbanas, onde serão aplicados 40 milhões em 61 operações são os domínios onde os investimentos são mais relevantes.

A iniciativa, que decorre durante três dias, tem como principal objetivo demonstrar o papel estratégico dos fundos europeus no estímulo da economia e no fortalecimento da coesão social e territorial do país.

A mostra conta com diversos stands de projetos inovadores financiados por fundos europeus, sessões de apresentação de iniciativas transformadoras, um seminário internacional, momentos de networking e debates e mesas-redondas.

No dia de abertura da Mostra, Sérgio Pinheiro, Diretor do Departamento de Estudos e Planeamento da TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa), apresentou o Sistema de Bilhética e Informação ao Publico, desenvolvido para a Área Metropolitana de Lisboa.

Actualizado a 12/12/2024
To top