O grupo de trabalho metropolitano sobre educação, composto por responsáveis políticos e dirigente dos municípios, e coordenado pela secretária metropolitana, Irene Veloso, reuniu-se, no dia 31 de março, com 22 diretores de agrupamentos e escolas dos municípios da região.
A reunião que decorreu na sede da AML, contou ainda com a presença de Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Marta Procópio, Gestora Nacional Pisa FOR Schools, e Isabel Flores do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Centrado no programa PISA for Schools, o encontro serviu para apresentar linhas gerais, esclarecer dúvidas, e avaliar a recetividade das escolas ao programa.
Programa PISA para as Escolas
Com o programa PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Alunos) pretende-se fornecer um diagnóstico detalhado das competências dos alunos e do ambiente escolar em 22 escolas ou agrupamentos escolares da região, para orientar medidas de melhoria em matemática, leitura e ciências, de modo a apoiar políticas de combate ao abandono escolar e à promoção do sucesso educativo, conforme referido na reunião por Marta Procópio, gestora nacional do programa.

A ferramenta (teste) “PISA for Schools’” (PISA para as Escolas), por sua vez, tem a avaliação global do PISA como base, mas foi desenvolvido para ser usado por escolas e redes locais de modo individual, proporcionando a estes, a possibilidade de avaliar os resultados de aprendizagem dos seus alunos através deste importante benchmarking internacional.
O PISA for Schools fornece informação sobre o desempenho dos alunos a nível da escola e informações sobre o ambiente de aprendizagem e as atitudes dos alunos, recolhidas a partir de questionários.
A avaliação sobre os conhecimentos, aptidões e competências é relevante num mundo em rápida mudança, e proporciona uma oportunidade de aprendizagem transnacional para professores e diretores das escolas, sobre a melhor forma de os desenvolver.
Tal como o PISA, o teste PISA for Schools avalia a capacidade dos alunos de 15 anos de idade para pensar criticamente, resolver problemas e comunicar eficazmente nas áreas de conteúdo da leitura, matemática e ciências, com resultados comparáveis a nível internacional e longitudinal que podem ser utilizados para comparar, compreender e monitorizar a aprendizagem e o bem-estar dos alunos em cada uma das escolas participantes ou região.
Candidatura “Educação para Todos: Competência e Excelência”
A AML, recorde-se, está a trabalhar os desafios educativos e socioeconómicos na região, especialmente nas áreas do sucesso escolar, educação profissional e formação alinhada com o mercado de trabalho, através da candidatura “Educação para Todos: Competência e Excelência”.
Grupo de trabalho metropolitano da educação
A Área Metropolitana de Lisboa dinamiza um grupo de trabalho focado na área da educação, composto por eleitos e dirigentes dos municípios, com competência neste domínio.
O grupo tem vindo a refletir sobre os desafios enfrentados no domínio da educação, com maior ênfase na descentralização de competências, mas também na qualidade do ensino na região.