No dia 23 de abril a Pousada do Castelo de Palmela recebeu a reunião de abril do Conselho Metropolitano de Lisboa, precedida por uma reunião entre o secretário de estado do Ambiente, João Manuel Esteves, os presidentes da área metropolitana de Lisboa e a comissão executiva metropolitana.
Reunião com o secretário de estado acentua necessidade de uma gestão metropolitana de resíduos
Na reunião prévia, o secretário de estado do Ambiente apresentou a estratégia nacional para os resíduos, referindo a pretensão do Governo de a aprovar durante o próximo mês de maio.
O presidente do Conselho Metropolitano, Carlos Moedas, por sua vez, afirmou que a prioridade dos municípios passa por reforçar a escala metropolitana na gestão de resíduos, defendendo uma solução semelhante à do atual modelo adotado na mobilidade: “Deveríamos ter também uma grande empresa da área dos resíduos, para que essa empresa assuma essa gestão, a nível metropolitano, porque hoje o que temos é uma fragmentação. E a fragmentação normalmente não dá bom resultado.”

O presidente do Conselho Metropolitano defendeu igualmente que os municípios da região devem ter um papel fundamental numa futura solução, tendo em conta que os desafios ambientais “não têm fronteiras” e exigem “uma resposta coordenada à escala da área metropolitana de Lisboa“.
Sobre os preços praticados pelos operadores da gestão de resíduos, que os municípios consideram incomportáveis, o secretário de Estado lembrou que as tarifas são avaliadas pelo regulador, reafirmando a ideia de que uma melhor organização do sistema poderá reduzir impactos e encargos para os utilizadores.
Conselho metropolitano de Lisboa aprova documentos de gestão da AML e da TML
No seguimento da reunião, foram aprovadas pelo Conselho Metropolitano de Lisboa, o relatório de atividades, gestão e contas de 2025 da AML, o plano de ação e orçamento e grandes opções do plano para 2026 – 2030 e o mapa de pessoal de 2026 da AML.
Foi também aprovado o relatório de gestão do conselho de administração e as contas da TML de 2025, a proposta de aplicação de resultados, o parecer fiscal único, o relatório de governo societário, a apreciação geral da administração e fiscalização, e a designação do representante da AML na assembleia geral anual da TML.
Durante a reunião o primeiro-secretário metropolitano, Emanuel Costa, apresentou aos autarcas as principais prioridades do plano estratégico para 2026/2030 da Área Metropolitana de Lisboa.
O reforço institucional, a habitação, a mobilidade, a coesão social, o ambiente e ordenamento do território, a inovação, a segurança e proteção civil e os fundos e investimento serão as áreas estratégicas trabalhadas pela AML para os próximos anos.
O primeiro-secretário referiu ainda a pretensão de vir a reforçar a presença da Área Metropolitana de Lisboa nas instituições europeias, sendo colocada a possibilidade de uma futura presença em Bruxelas para defesa dos interesses da região.