
A associação ZERO em parceria com a Área Metropolitana de Lisboa vão promover o workshop “Assembleias de Cidadãos para o Clima em Portugal”, que se realizará amanhã, dia 10 de maio, a partir das 9h30, no Centro de Interpretação Urbana de Lisboa (CIUL), localizado no Picoas Plaza (Núcleo 6-E, 1º. Rua Viriato 13E).
O workshop, direcionado a técnicos das áreas da participação, cidadania e ambiente, e a decisores dos municípios da área metropolitana de Lisboa, centra-se nos processos de organização de assembleias de cidadãos para o clima, à escala local.
O que é uma assembleia de Cidadãos para o Clima, quais os mecanismos de participação pública e a sua aplicação ao nível da política local, exemplos de boas práticas europeias na implementação de assembleias de cidadãos para o clima, e técnicas de como organizar uma assembleia, serão algumas das questões abordadas.
Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano da AML, Susana Militão, da associação ZERO, Graham Smith, da Knowledge Network on Climate Assemblies (KNOCA), Pablo García, da Sub-direcció General de Participació Ciutadana, Generalitat de Catalunya, e Arantxa Mendiharat, da Red Deliberación y Democracia, são os oradores convidados.
Manuel Arriaga, do Fórum dos Cidadãos, Roberto Falanga, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Susana Militão, da associação ZERO serão os dinamizadores de exercícios práticos em grupo.
Fotografia: Markus Spiske (Unsplash).