A promoção do sucesso educativo na área metropolitana de Lisboa vai estar no centro de uma conferência sobre educação, que se vai realizar na manhã de dia 6 de fevereiro, a partir das 9h30, no Auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa.
Os desafios significativos no âmbito educacional e socioeconómico que a área metropolitana de Lisboa enfrenta, justificam a implementação de medidas estruturantes no setor da educação, particularmente no ensino profissional e na prevenção do abandono escolar.
O evento, organizado pela Área Metropolitana de Lisboa, em parceria com o Instituto de Avaliação Educativa, servirá para uma reflexão conjunta com as comunidades educativas do território, sobre os contributos que o projeto PISA for Schools poderá ter numa ação estratégica local para a educação, enquanto medida para a promoção do sucesso escolar neste território.
A sessão de abertura contará com a presença do secretário de estado adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, do presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Basílio Horta, e do presidente do conselho diretivo do Instituto de Avaliação Educativa, Luís Pereira dos Santos.
Participarão ainda nos diversos painéis e mesas-redondas representantes de escolas e agrupamentos dos municípios de Lisboa, Mafra, Sesimbra e Sintra, do Instituto de Avaliação Educativa e da Área Metropolitana de Lisboa.
O programa completo vai ser dado a conhecer brevemente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui até dia 5 de fevereiro.
Sobre o PISA for Schools
O PISA for Schools, coordenado em Portugal pelo Instituto de Avaliação Educativa, tem como objetivo fornecer a cada escola participante dados que permitem traçar o retrato do desempenho dos seus alunos a leitura, matemática e ciências, bem como das suas competências socioemocionais e de bem-estar.
A participação no PISA for Schools visa contribuir para a melhoria das oportunidades de aprendizagem e do ambiente escolar, capacitando professores e dirigentes escolares através de redes de comunidades de aprendizagem profissionais e da avaliação comparativa nacional e internacional.
Atividades previstas
As atividades previstas no âmbito do projeto contemplam a aplicação do teste PISA for Schools (em dois momentos ao longo do projeto, em 2026 e 2028), para que se possa obter um retrato detalhado de cada escola e do território.
Serão também realizadas sessões de trabalho com as escolas (workshops), após cada aplicação do teste, para interpretação dos resultados e apoio ao reajuste de estratégias de melhoria, com base nos dados recolhidos.
O projeto promoverá ainda a troca de experiências entre escolas e a partilha de práticas, com vista à criação de uma rede colaborativa e de um ambiente de melhoria contínua nas políticas locais de educação e formação.