Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

AML participa em conferência sobre gratuitidade nos Transportes Públicos

A Área Metropolitana de Lisboa vai participar na Conferência “A Gratuitidade nos Transportes Públicos”, que se realiza amanhã, 13 de março, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano, participa na mesa-redonda “A Gratuitidade nos Transportes Públicos: Bom ou mau exemplo?”, juntamente com Ana Paula Vitorino, presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ariana Pinho, primeira-secretária da Área Metropolitana do Porto, e Luís Cabaço Martins, presidente da direção da Associação Nacional de Transportes de Passageiros. A mesa será moderada por João Figueira de Sousa, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa também participará nas mesas-redondas “O Impacto do Transporte Público Gratuito na Mobilidade Urbana (Faustino Gomes, presidente do conselho de administração) e “Impacto Ambiental e Social da Gratuitidade” (Rui Lopo, vogal do conselho de administração).

Numa altura em que se discutem novos caminhos para reduzir as emissões de gases poluentes, várias cidades europeias, incluindo alguns municípios portugueses, estão a tornar os transportes públicos gratuitos (para certos grupos populacionais ou para todos), para promover uma mobilidade sustentável, reduzir o tráfego rodoviário, melhorar a qualidade do ar e proporcionar um acesso mais equitativo aos meios de transporte. Mas como se financiam essas medidas?  

A conferência, que resulta de uma organização conjunta das revistas Eurotransporte e eMobilidade+, da Câmara Municipal de Oeiras e da Parques Tejo, pretende, por isso, ser um espaço de discussão entre os stakeholders do setor da mobilidade em Portugal.

Vai contar com mais de 20 oradores convidados, representantes de autarquias locais e de várias entidades e empresas ligadas ao setor da mobilidade, e terá quatro painéis temáticos sobre a implementação de serviços gratuitos de transportes públicos, abarcando dimensões como os seus impactos ambientais e sociais, as políticas de financiamento dos serviços, e as suas repercussões na mobilidade urbana.

O evento, que decorrerá entre as 9h00 e as 17h30, contará ainda com a participação de Isaltino Morais e Joana Baptista, presidente e vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, respetivamente, Rui Rei, presidente da Parques Tejo, e Eduardo Carvalho, diretor das revistas promotoras da conferência.

A iniciativa tem o apoio institucional da AML.

Actualizado a 12/03/2024
To top