Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML participou em reunião do Observatório “Serviços, competitividade urbana e coesão territorial”

A AML, através do secretário metropolitano Filipe Ferreira, esteve presente na reunião anual do conselho geral do Observatório “Serviços, competitividade urbana e coesão territorial”, realizada em Lisboa, no dia 17 de julho, onde foi discutido e apresentado o plano de ação do observatório.

Durante a reunião, Eduarda Marques da Costa, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, apresentou o relatório final do estudo “Uma Leitura das Dinâmicas Territoriais das Atividades Económicas – Evolução 2011-2020”, elaborado com base na plataforma de indicadores estatísticos do Observatório.

Os principais objetivos do estudo estão relacionados com a compreensão das principais dinâmicas de transformação das atividades económicas no setor do comércio e serviços em Portugal, a identificação de padrões territoriais das atividades económicas, ao nível regional e municipal, e a conjugação de tendências e padrões com fatores socio-espaciais e sociodemográficos.

Os resultados do relatório evidenciaram uma série de dinâmicas territoriais que estão a ter lugar no território nacional, e que é essencial analisar, de forma a reforçar a eficácia e resiliência das políticas de dinamização do território.

O estudo foi elaborado com base na informação constante da plataforma de indicadores estatísticos do observatório.

Seguiu-se uma intervenção de Augusto Mateus, sobre organização e governança territorial.  O economista defende que só podemos ter uma verdadeira política de desenvolvimento regional e de coesão territorial, se alterarmos a nossa organização e coesão territorial, nomeadamente ao nível das grandes áreas metropolitanas.

O painel de oradores foi concluído com a intervenção de Hélder Reis, secretário de estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional, que elogiou o trabalho desenvolvido pelo observatório e reforçou a disponibilidade do governo para trabalhar em cooperação neste âmbito.

Após um período de debate com os participantes, os trabalhos foram concluídos com a apresentação do plano de ação do Observatório 2024-25, que contemplou o balanço do trabalho realizado, nomeadamente ao nível da plataforma estatística criada, na produção e divulgação de informação, e nos temas que estão a ser discutidos nos grupos de trabalho.

Actualizado a 24/07/2024
To top