O vice-presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Hugo Moreira Luis, está a participar na nona conferência das Autoridades Metropolitanas Europeias (EMA), que decorre na região Metropolitana de Amesterdão, nos dias 20 e 21 de novembro de 2024.
Autarcas, presidentes, vice-presidentes e representantes das principais metrópoles europeias, juntamente com membros do Parlamento Europeu, da Comissão e do Comité das Regiões, estão reunidos na cidade de Zaandstad, neste fórum internacional, para discutir e defender a perspetiva metropolitana a nível europeu.
O tema principal da conferência é “Perspetivas metropolitanas sobre o bem-estar”.
Os participantes procurarão soluções de equilíbrio entre o desenvolvimento económico, o bem-estar social e a ecologia, a partir de uma abordagem metropolitana.
A perspetiva do bem-estar pode ajudar a União Europeia, as áreas metropolitanas, as cidades e as regiões a definir prioridades e a fazer escolhas equilibradas para hoje e para o futuro.
Os resultados serão apresentados às instituições europeias sob a forma de uma declaração política.
O encontro abordará também as recentes eleições para o Parlamento Europeu, realizadas em junho deste ano, e os debates em torno da nomeação dos novos Comissários Europeus.
A rede de representantes da EMA reúne-se todos os anos numa cidade ou região metropolitana europeia diferente.
Sobre o Fórum das Autoridades Metropolitanas Europeias (EMA)
O Fórum das Autoridades Metropolitanas Europeias (EMA) foi criado em 2015 pela Área Metropolitana de Barcelona e, desde então, tornou-se uma plataforma de diálogo político entre as áreas metropolitanas e as cidades, as instituições europeias e os governos nacionais.
A EMA reúne atualmente 58 metrópoles de 21 países europeus e da Turquia, representando 122 milhões de habitantes.