Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML assinala os 50 anos do 25 de Abril com homenagem aos presidentes de câmara da região desde as primeiras eleições autárquicas

A Área Metropolitana de Lisboa vai realizar uma cerimónia de homenagem a todos os presidentes de câmara dos seus 18 municípios, desde as primeiras eleições autárquicas, realizadas em dezembro de 1976, até ao presente mandato.

A iniciativa, integrada nas comemorações da AML relativas ao quinquagésimo aniversário da democracia em Portugal, vai realizar-se no dia 18 de abril, a partir das 14h30, no Cineteatro D. João V, na Amadora.

No total serão homenageados 105 presidentes, 33 a título póstumo.

A cerimónia de evocação aos presidentes de câmara incluirá momentos culturais com Teresa Salgueiro (ex-Madredeus), Almada Street Band e Pedro Freitas, o Poeta da Cidade.

Será ainda projetado um pequeno filme, inédito, sobre a importância dos 50 anos do poder local.

Construir Abril em 2024, na efeméride que celebramos, 50 anos depois, é um caminho que continuamos a cimentar porque, mais do que uma data, o 25 de Abril é a conquista de valores, ideais e soluções. É um imenso anseio de liberdade e de democracia.

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril estão previstas outras iniciativas, que serão dadas a conhecer brevemente.

Importância da governação local

O 25 de Abril de 1974 tornou possível a democracia, o desenvolvimento, a descolonização e a liberdade.  

No dia 12 de dezembro de 1976, pela primeira vez na história do País, os representantes autárquicos foram escolhidos diretamente pela população, através de sufrágio direto e universal. As condições para o exercício das atribuições e das competências do poder local com autonomia passaram a encontrar-se consagradas pela Constituição da República Portuguesa.

A boa governação local, a transparência e a efetiva participação dos cidadãos são princípios e orientações da democracia, particularmente nos tempos atuais em que vivemos, onde a complexidade dos problemas, o alargamento das áreas de intervenção dos municípios, a necessidade de envolvimento e de participação dos cidadãos requer a adoção de diferentes formas de colaboração e de intervenção por parte de todos os atores envolvidos.

A governação local continua a apresentar diversos desafios extremamente exigentes, mas, representam, também, uma oportunidade para encontrar respostas mais cabais aos anseios sociais, numa perspetiva de contínua melhoria das condições de vida das populações, de desenvolvimento da cidadania, ajustando-se, ainda, a novas realidades, com diferentes pensamentos e atitudes estratégicas.

Actualizado a 8/04/2024
To top