Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML identifica oportunidades de financiamento nas áreas da mobilidade urbana e resiliência climática

O ecossistema metropolitano de identificação de oportunidades de financiamento selecionou, para divulgação, diversos programas europeus, em âmbitos que correspondem a eixos prioritários da Estratégia AML 2030.

Vamos, desta vez, dar a conhecer linhas de financiamento que estão abertas nas áreas de “sustentabilidade ambiental e alimentar, e mitigação de riscos naturais”, e de “mobilidade e conetividade sustentável”.

Podem concorrer autoridades públicas, unidades Administrativas Locais, organismos de direito público e pequenas e médias empresas.

Sustentabilidade ambiental e alimentar, e mitigação de riscos naturais

O projeto Pathways2Resilience (P2R), enquadrado no programa Horizonte Europa e coordenado pelo EIT Climate, visa aumentar a resiliência das regiões europeias e comunidades, face às alterações climáticas, através da capacitação das comunidades para a inovação de sistemas e o reforço de capacidades para a resiliência climática.

O primeiro aviso dará apoio financeiro a 40 regiões e comunidades, através de acordos de subvenção, até ao montante máximo de 210.000€, juntamente com serviços de apoio e atividades de capacitação, com a duração máxima de 18 meses.

Os candidatos devem ser regiões ou comunidades que façam parte de Estados-Membros da EU, ou de países associados que estejam dentro das regiões biogeográficas da Europa.

Os candidatos devem ser autoridades públicas (ao nível das NUTS 1, 2 e 3), unidades administrativas locais, organismos de direito público (em conformidade com o artigo 2.4 da Diretiva 2014/24/EU), organismos privados sem fins lucrativos e pequenas e médias empresas (que sigam a definição da UE na recomendação 2003/361/CE da Comissão e no guia do utilizador das PME).

Só as autoridades públicas e unidades administrativas locais podem atuar como coordenadoras e submeter candidaturas. Entidades como organismos privados sem fins lucrativos e pequenas e médias empresas podem, apenas, fazer parte de um consórcio.

As candidaturas estão abertas até 22 de fevereiro de 2024. Irão realizar-se sessões informativas sobre o programa nos dias 11 e 17 de janeiro. Mais informações aqui.

Mobilidade e Conectividade Sustentável

A iniciativa EIT Urban Mobility – SME Market Expansion Call, com uma dotação de 714 mil euros, é dirigida a pequenas e médias empresas, com inovações que respondam aos desafios da mobilidade urbana.

As empresas são convidadas a candidatar-se com o apoio de um cliente final, entidade pública ou privada, disponível para testar e demonstrar inovações de última geração.

As soluções propostas devem enquadrar-se nos objetivos estratégicos do EIT Urban Mobility, mais propriamente o SO3/TSO3 “Implantar e dimensionar soluções de mobilidade verdes, seguras e inclusivas para pessoas e bens” e o SO4/TSO4 “Acelerar as oportunidades de mercado com uma abordagem de inovação ágil”.

Cada entidade selecionada (monobenificiária) receberá 59.500€ por projeto.

As inscrições estão abertas até 19 de fevereiro de 2024. A comunicação dos resultados será feita em abril de 2024, e os projetos deverão iniciar-se em maio ou junho de 2024. Mais informações aqui.

AML Oportunidades

A criação da AML Oportunidades tem como objetivo prioritário a identificação de oportunidades de financiamento -nacionais e europeus- no âmbito dos eixos prioritários da Estratégia AML 2030.

Questões relacionadas com a AML Oportunidades podem ser colocadas para amlcorreio@aml.ptfilipe.ferreira@aml.pt ou joao.lopes@aml.pt

Actualizado a 12/12/2023
To top