Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML identifica oportunidades de financiamento nas áreas da inovação e do desenvolvimento urbano

O ecossistema metropolitano de identificação de oportunidades de financiamento, no seguimento da articulação acordada no grupo de trabalho metropolitano de Desenvolvimento Económico, selecionou, para divulgação, programas europeus nos domínios da “inovação e competitividade” e do “desenvolvimento urbano e mudança transformadora”.  A estes âmbitos, correspondem eixos prioritários da Estratégia AML 2030.

Relativamente a eventos relacionados com as oportunidades de financiamento para a região, daremos a conhecer dois webinar sobre as regras inerentes à submissão de candidatura a projetos Eurostars da Rede Eureka, e ESPON, e uma sessão de esclarecimento sobre o programa European Innovation Ecosystems.

Inovação e Competitividade

Programa Catalyse Nova Bauhaus Europeia (NEB) 2024 do EIT

O EIT é maior rede de inovação da Europa e é parte integrante do Horizonte Europa, o programa-quadro de investigação e inovação da UE. A sua missão é criar empregos e proporcionar um crescimento sustentável e inteligente.

É um organismo único da UE, assente num modelo baseado em parcerias entre setores, envolvendo organizações de negócios, educação e investigação.

O objetivo destas parcerias é encontrar e comercializar soluções para desafios globais prementes. Para cada desafio global, existe um ecossistema de parcerias denominado Comunidades de Conhecimento e Inovação.

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) lançou um convite para candidatos ao programa Catalyse Nova Bauhaus Europeia (NEB) 2024, um acelerador de start-ups para empreendimentos que trabalham para implementar os valores NEB em toda a Europa.

Os quatro eixos temáticos deste aviso são: reconexão com a natureza, recuperação do sentimento de pertença, priorização de lugares e pessoas que mais necessitam, e promoção do pensamento integrado, de longo prazo e de ciclo de vida, no ecossistema industrial.

Este concurso dirige-se a start-ups e empresas em expansão do setores e indústrias culturais e criativos.

Os vencedores do concurso irão receber um valor monetário de 50.000 mil euros do EIT, e ainda poderão beneficiar de formação sobre o Novo Bauhaus Europeu (NEB), coaching de liderança, mentoria empresarial e acesso à maior rede de inovação da Europa.

A submissão de candidaturas decorre até dia 19 de janeiro de 2024.

Mais informações aqui.

Desenvolvimento Urbano e Mudança Transformadora

ESPON Targeted Analyses

Desde 2007, a ESPON Targeted Analyses tem apoiado processos de desenvolvimento territorial a nível local, regional e nacional na Europa, reunindo decisores políticos que partilham os mesmos tipos de desafios e que procuram novas evidências territoriais e uma perspetiva europeia.

Aplicando metodologias sólidas e fornecendo conhecimentos científicos, as Análises Direcionadas ESPON fornecem estudos analíticos orientados pela procura e feitos à medida para apoiar a tomada de decisões territoriais.

Quer seja uma autoridade nacional, regional ou local, represente uma grande cidade ou comunidade rural local, uma autoridade de gestão ou um organismo de cooperação territorial, a ESPON pode selecionar e financiar integralmente os peritos para realizar o trabalho analítico para fornecer evidências territoriais adaptadas às suas necessidades.

No âmbito do Programa ESPON 2030, as propostas das partes interessadas terão como objetivo reunir e fornecer novas evidências territoriais relacionadas a um dos Planos de Ação Temáticos (TAPs) do programa, cujas descrições estão disponíveis no site sítio ESPON.

As propostas para a 3rd cut off date da ESPON Targeted Analyses podem ser apresentadas por grupos de partes interessadas que partilham uma necessidade analítica comum, bem como por partes interessadas individuais. Também é possível incluir organizações relevantes a nível europeu, nacional, regional ou local.

Para este aviso, os interessados poderão submeter propostas relacionadas com os seguintes TAPs: territórios climaticamente neutros, governança de novas geografias, territórios resilientes a crises, perspetivas para todas as pessoas e lugares, territórios europeus em interações globais, conectividade inteligente, viver, trabalhar e viajar além-fronteiras e adaptação às mudanças climáticas baseada na natureza.

A próxima data-limite para a apresentação de propostas das partes interessadas é 29 de março de 2024.

Mais informações aqui.

Eventos

Webinar Rede EUREKA, projetos Eurostars – 11 de janeiro

A Rede Eureka vai realizar um webinar para dar a conhecer as regras da convocatória de submissão de candidatura a entidades potencialmente interessadas, que terá lugar no próximo dia 11 de janeiro de 2024, das 9h30 às 11h00.

A 6ª convocatória para projetos Eurostars tem início a 12 de janeiro e fim a 14 de março de 2024, pelas 13h00. O Eurostars, cuja coordenação fica ao encargo da Rede Eureka, é o maior programa de financiamento internacional para PMEs que desejam cooperar em projetos de I&DI, visando o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços inovadores para comercialização.

Webinar ESPON Targeted Analyses – 15 de janeiro

O webinar tem como objetivo informar e ajudar as partes interessadas na preparação de candidaturas ao convite à manifestação de interesses.

O evento terá como foco as especificações de conteúdo e os procedimentos de inscrição. O webinar também dará aos participantes a oportunidade de obter feedback sobre suas perguntas.

As Targeted Analyses da ESPON apoiam os processos de desenvolvimento territorial, reunindo decisores políticos que partilham desafios semelhantes e que procuram novas evidências territoriais e uma perspetiva europeia. Quer seja uma autoridade nacional, regional ou local, represente uma grande cidade ou comunidade rural local, uma autoridade de gestão ou um organismo de cooperação territorial, a ESPON pode realizar o trabalho analítico para fornecer evidências territoriais adaptadas às suas necessidades.

Sessão de informação programa European Innovation Ecosystems – 18 de janeiro

Sessão de esclarecimento, no dia 18 de janeiro pelas 11h, em formato online, com a EISMEA, entidade responsável pela criação e gestão desta oportunidade.

A iniciativa Startup Europe dirige-se aos ecossistemas de inovação e à interconexão entre os stakeholders e as start-ups.

No dia 18 de janeiro, no âmbito do programa European Innovation Ecosystems, irá abrir um concurso de apoio a startups, a nível nacional ou regional, para escalar o seu projeto a nível europeu.

AML Oportunidades

A criação da AML Oportunidades tem como objetivo prioritário a identificação de oportunidades de financiamento -nacionais e europeus- no âmbito dos eixos prioritários da Estratégia AML 2030. Questões relacionadas com a AML Oportunidades podem ser colocadas para amlcorreio@aml.ptfilipe.ferreira@aml.pt ou joao.lopes@aml.pt

Actualizado a 11/01/2024
To top