Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML inaugura mural “A Metropolitana” em homenagem à liberdade e ao poder local

Um mural com cerca de mil azulejos, pintados à mão, da autoria de Mário Linhares, que retrata os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, humanizados por uma “filha da liberdade”, vai ser inaugurado no dia 29 de novembro, às 15 horas, no miradouro da AML.

A obra, designada A Metropolitana, faz parte do programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Área Metropolitana de Lisboa, e é também uma forma de assinalar a conquista da Liberdade e do Poder Local.

Esta Metropolitana é, tal como a figura da República, uma pessoal real, uma jovem universitária de 20 anos com um olhar poderoso e confiante sobre o futuro, que aqui vive, e que tem sonhos concretos para levar ainda mais longe o que há 50 anos foi inaugurado com o 25 de abril.

O novo mural de azulejos, integrado no espaço do Palácio Mascarenhas, e com a paisagem do rio Tejo como pano de fundo, pode ser conhecido, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00.

Sobre a obra

Da autoria do artista plástico Mário Linhares, A Metropolitana é um mural de azulejos, de grande dimensão, executado de acordo com a história e a tradição da azulejaria portuguesa, que apresenta os 18 municípios da AML, de um lado, os nove municípios a norte do Tejo, e do outro, os nove municípios a sul do Tejo, e uma figura feminina, ao centro.

A figura feminina alude à vida e à humanização do território, emergindo da paisagem construída e habitada como A Metropolitana, uma pessoa totalmente emancipada enquanto filha da liberdade conquistada no 25 de abril.

Enquanto cresce e se desenvolve, tem nos brincos a leveza da herança dos cravos de Abril a assinalar os 50 anos de liberdade. O amarelo do vestido, remete para a cor da Área Metropolitana de Lisboa, e relembra o quão valioso é o território que habitamos, deixando que o desenho dos municípios habite nele, como tatuagens num tecido urbano que nos rodeia e protege.

Fotografia: Brecht De Vleeschauwer

Actualizado a 27/11/2024
To top