Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Estratégia Alimentar da AML destacada em reunião de projeto europeu

A AML apresentou o trabalho relativo aos sistemas alimentares que tem sido desenvolvido na região na reunião final do consórcio do projeto europeu COCOREADO, que decorreu no dia 8 de novembro, em Lisboa.

Na apresentação, feita pelo secretário metropolitano Filipe Ferreira, foi salientada a importância do tema da alimentação no quadro da Estratégia Regional de Lisboa e da Estratégia de Especialização Inteligente de Lisboa.

Foi também realçado o trabalho da Foodlink e o processo de construção da estratégia para a transição alimentar na área metropolitana de Lisboa.

Houve ainda oportunidade para apresentar o projeto AML Alimenta que tem como objetivo a promoção da alimentação sustentável, a dieta mediterrânica e o combate ao desperdício alimentar em mercados e escolas da região.

O projeto COCOREADO

O COCOREADO (https://cocoreado.eu/)  é um projeto desenvolvido a nível europeu no âmbito do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020, que tem como objetivo a valorização dos agricultores e produtores na cadeia de abastecimento alimentar.

O projeto é desenvolvido por um consórcio de 13 parceiros europeus, entre os quais a empresa portuguesa de consultoria agroalimentar CONSULAI, universidades, centros de investigação e organizações europeias de jovens agricultores.

O COCOREADO conta também com 40 embaixadores de diversos países europeus que recebem formação específica para aplicarem o conhecimento adquirido nas suas regiões. No âmbito das atividades do projeto foram distinguidas 15 iniciativas pelo seu caracter inovador e justo, duas das quais são desenvolvidas em Portugal: o PROVE – Promover e Vender (https://cocoreado.eu/prove-promote-sell/) e a Fruta Feia (https://cocoreado.eu/fruta-feia/

Actualizado a 13/11/2023
To top