O ecossistema metropolitano de oportunidades de financiamento, em articulação com o Grupo de Trabalho Metropolitano de Desenvolvimento Económico, selecionou, para divulgação, diversas linhas de financiamento europeu abertas nas áreas da cultura e indústrias criativas e da coesão social e sustentabilidade demográfica
Estas oportunidades poderão ser aproveitadas por entidades públicas e privadas, e organizações internacionais.
Cultura e criatividade – Programa Europa Criativa 2021-27
O Programa Europa Criativa reúne ações de apoio aos sectores cultural e criativo europeus.
Dá continuidade à estrutura do anterior programa, de acordo com os resultados da avaliação intercalar, ocorrida em 2017.
Com um aumento orçamental de 50 %, em comparação com o programa anterior (2014-2020), o Programa Europa Criativa investirá em ações destinadas a reforçar a diversidade cultural, que colmatem necessidades e estimulem desafios dos sectores cultural e criativo.
Pretende-se contribuir para a recuperação destes sectores, no sentido de se tornarem mais digitais, mais ecológicos, mais resilientes e mais inclusivos.
LIVEMX
O LIVEMX tem como objetivo promover a diversificação e a sustentabilidade do sector musical europeu.
Está aberta a primeira de três candidaturas para este programa. A convocatória apresenta três escalas de projeto – 20 mil euros, 40 mil euros e 60 mil euros – e pretende apoiar 30 projetos em três áreas de intervenção: exportação de música, locais para música ao vivo e circulação e participação digital.
Podem concorrer entidades públicas ou privadas, estabelecidas há mais de um ano, sediadas num dos Estados-Membro da União Europeia ou num país participante do Programa Europa Criativa.
Os candidatos terão de possuir um histórico comprovado no sector, relevante para o tópico da proposta.
As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro de 2024. Mais informações aqui.
Redes europeias de organizações culturais e criativas
Programa que apoia projetos implementados por redes europeias, que abranjam diversos países, compostas por organizações parceiras de uma grande parte dos países que participam no Programa Europa Criativa.
Tem como objetivo aumentar as competências e capacidades dos sectores culturais e criativos europeus para enfrentar desafios comuns, fomentar o talento, inovar, prosperar e gerar empregos e crescimento.
As prioridades são a capacitação dos sectores cultural e criativo através da formação e de uma remuneração justa, o incremento da participação cultural e do seu papel da cultura na sociedade, a sublimação do poder da cultura na criação de um planeta mais sustentável, o reforço da dimensão cultural das relações externas da EU, e a transformação digital para melhorar a competitividade do sector cultural e criativo.
Os projetos devem ter a duração máxima de 48 meses. São elegíveis entidades coletivas, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, sediadas num dos países participantes do Europa Criativa.
Percentagem de co-financiamento: 80% (teto máximo por projeto de 1.200.000€ para 2024-2027.
As candidaturas estão abertas até 7 de março de 2024. Mais informações aqui.
Coesão social e sustentabilidade demográfica – Citizens, Equality, Rights and Values Programme (CERV)
Promoção da Igualdade de Género
Programa que tem como objetivo apoiar e implementar políticas abrangentes para promover o pleno gozo dos direitos das mulheres, a igualdade de género, incluindo o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a igualdade de remuneração entre mulheres e homens, o empoderamento das mulheres e a integração da dimensão de género.
O período de submissão das candidaturas inicia-se no dia 12 de dezembro de 2023, e estarão abertas até 29 de fevereiro de 2024. Mais informações aqui.
AML Oportunidades
A criação da AML Oportunidades tem como objetivo prioritário a identificação de oportunidades de financiamento -nacionais e europeus- no âmbito dos eixos prioritários da Estratégia AML 2030.
Questões relacionadas com a AML Oportunidades podem ser colocadas para amlcorreio@aml.pt, filipe.ferreira@aml.pt ou joao.lopes@aml.pt