A Área Metropolitana de Lisboa está a preparar uma candidatura ao programa Lisboa 2030 – Inclusão pela Cultura, em parceria com instituições da região.
Serão candidatados quatro projetos de índole cultural e de expressão artística, selecionados, através de um concurso, mediante a proposta de atividades que promovam a inclusão, a integração e o acesso à cultura para a população mais desfavorecida e com maiores dificuldades socioeconómicas.
Podem candidatar-se a esta parceria “Identidades e Culturas da AML” quatro instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos da Área Metropolitana de Lisboa (duas da Península de Setúbal e duas na zona da Grande Lisboa), até às 9h00 de dia 25 de agosto.
As quatro entidades parceiras da AML serão selecionadas por um júri independente, de diversas áreas disciplinares e competências (artísticas, culturais, territoriais e institucionais), de acordo com os objetivos e critérios de mérito que constam no aviso e nas normas de concurso.
Saiba mais no sítio da Área Metropolitana de Lisboa (aqui).
Áreas artísticas elegíveis
» Artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media);
» Artes performativas (na área da música, não serão financiadas operações exclusivamente relacionadas com a prática artística da música estruturada em orquestra);
» Artes de rua;
» Cruzamento disciplinar.
A candidatura tem uma dotação de 500.000 euros do Fundo Social Europeu, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 40 % e será submetida pela AML com as quatro entidades parceiras, enquanto beneficiárias finais do apoio comunitário.
Tipologias de operação elegíveis
» Dinamização de práticas artísticas e culturais para grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos e idosos.
» Sensibilização, promoção, intermediação, divulgação e implementação de projetos destinados a pessoas em risco de exclusão social.
» Intermediação que favoreça o desenvolvimento de atitudes e capacidades de aprendizagem, que recorram à inclusão de conteúdos ou práticas artísticas e culturais.
» Desenvolvimento de projetos que constituam respostas integradas para a infância e juventude, população idosa, pessoas com deficiência, família e comunidade, através da participação cultural e artística.
» Melhoria do acesso à cultura e à arte, nomeadamente ao nível da comunicação e da programação, em espaços, equipamentos e eventos culturais.
» Elaboração e a divulgação de conteúdos culturais digitais acessíveis a pessoas com deficiências e incapacidades e a grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos.
Cultura na AML como pilar da coesão territorial
A Área Metropolitana de Lisboa tem como missão contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável e integral, a coesão territorial e socioeconómica e a melhoria da qualidade de vida nos concelhos que a integram.
A cultura e a criação artística são um pilar e um instrumento de participação e inclusão social, que reforçam o sentido de pertença comunitária e estimulam a autoestima das comunidades.
Mais do que organizar iniciativas numa determinada comunidade, queremos construir narrativas com a comunidade. Para a Área Metropolitana de Lisboa, a cultura deverá funcionar, pois, como um ponto de encontro entre diferentes comunidades, capaz de gerar interações e criar redes que aproximem territórios desiguais.
Contactos para mais informações
Linha dos Fundos: Telefone: 800103510 (09:00-18:00h-gratuito) | Correio eletrónico: linhadosfundos@linhadosfundos.pt
Programa Regional Lisboa 2030 : Telefone 213 837 100 | Correio eletrónico: lisboa2030@ccdr-lvt.pt
Área Metropolitana de Lisboa: Telefone 218428570 | Correio eletrónico: identidades.culturas.aml@aml.pt
