A Área Metropolitana de Lisboa está a promover uma ação de formação focada na transformação digital, dirigida aos quadros (técnicos e dirigentes) dos municípios da área metropolitana de Lisboa.
Lecionado por professores do IPPS-Iscte, o curso iniciou-se em outubro e prolongar-se-á até maio de 2026, em formato misto (presencial e online). Visa formar pessoas para a liderança da transformação digital, para a gestão eficaz de dados e aplicação de inteligência artificial para otimizar serviços e políticas, visando uma atuação mais informada, eficiente e preparada para os desafios futuros.
O Percurso formativo inclui temas como a liderança e estratégia para a digitalização, a gestão de inovação e práticas digitais sustentáveis, os fundamentos da gestão de projetos, a análise preditiva via inteligência artificial, ambientes web e cloud, big data, ética e segurança em inteligência artificial e machine learning e inteligência artificial generativa.
Formação na AML: desenvolver competências dos trabalhadores dos municípios
A AML desenvolve, desde 2003, formação profissional, municipal e intermunicipal, para os trabalhadores em funções públicas dos seus 18 municípios.
Na AML é privilegiada a qualidade, a inovação, o estímulo da reflexão e a discussão, com o objetivo de capacitar os trabalhadores dos municípios da área metropolitana de Lisboa para um melhor desempenho profissional e, simultaneamente, promover o seu desenvolvimento pessoal.
Conheça todos os cursos disponibilizados pela AML até ao final de 2025 aqui.
Fotografia: John_unsplash