Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML recebe Exercício Nacional de Cibersegurança nos dias 17 e 18 de outubro

Sob o tema “A Cibersegurança nos Municípios”, a AML vai receber o Exercício Nacional de Cibersegurança, nos dias 17 e 18 de outubro.

A sede da Área Metropolitana de Lisboa vai receber o Exercício Nacional de Cibersegurança, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança nos dias 17 e 18 de outubro, a partir das 9 horas.

Tem como tema “A Cibersegurança nos Municípios” e conta com o apoio da Agência Europeia de Cibersegurança, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Área Metropolitana de Lisboa, e das restantes entidades intermunicipais.

A tónica do encontro está na capacitação da administração local quanto à prevenção e reação a incidentes de cibersegurança, na prossecução da segurança organizacional.

Sensibilizar os municípios para o tema da cibersegurança, treinar e analisar o respetivo grau de maturidade, bem como a aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço na resposta a incidentes é um dos seus objetivos principais.

O exercício, dirigido sobretudo para responsáveis de segurança informática dos municípios, servirá para promover o treino e a capacitação de entidades na prevenção e reação a incidentes de cibersegurança, e também para testar os métodos e procedimentos da audiência de treino selecionada para o ano em questão.

Decorrerá num cenário genérico e simulado, materializado na resolução ou mitigação, ao nível operacional e técnico, de incidentes relativos a uma ameaça credível e factual, garantindo assim a proteção e continuidade de negócio nos setores envolvidos que dependem ou contribuem para essa realidade.

Através do exercício, a Autoridade Nacional de Cibersegurança irá promover desafios em função das diferentes audiências de treino, nomeadamente, incidentes de cibersegurança e operacionais que promovam e estimulem a coordenação e articulação entre os diferentes atores nacionais.

Actualizado a 17/10/2023
To top