A Área Metropolitana de Lisboa recebeu a segunda reunião da rede de interessados do projeto PROVIDE (Paris Agreement Overshooting – Reversibility, Climate Impacts and Adaptation Needs), realizada no dia 6 de novembro.
A sessão serviu para apresentar a nova versão da ferramenta PROVIDE Climate Risk Dashboard e recolher contributos para a sua melhoria.
Foram apresentados resultados e indicadores de stress térmico e de risco associado a ondas de calor para a região de Lisboa, com partilha de soluções de adaptação ao stress térmico e calor extremo.
Organizada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que é parceira nacional deste projeto europeu, a reunião contou com cerca de 30 participantes, nacionais e internacionais.
A sessão contou com a dinamização de Tiago Capela Lourenço (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Quentin Lejeune (Climate Analytics), Niels Souverijins (VITO), Chahan Kropf (ETH Zurich) e Sarantis Georgiou (BUUR).
Sobre o projeto PROVIDE
O projeto PROVIDE desenvolve serviços de apoio à ação climática, no contexto de trajetórias de aumento temporário dos limites de temperatura globais estabelecidos no Acordo de Paris.
Irá estudar a região Mediterrânica da Península Ibérica, e em particular a área metropolitana de Lisboa, juntamente com outros três territórios: Fino-Escandinavia, bacia superior do Rio Indo e Bahamas.
A Área Metropolitana de Lisboa e os seus municípios, enquanto território de estudo específico no Climate Risk Dashboard da Climate Analytics, ficará dotada de informação geográfica atualizada, de novos dados e de sugestões de medidas e de ações de adaptação às alterações climáticas.
O projeto iniciou-se no último trimestre de 2021 e será finalizado no final do Verão de 2024.
Fotografia: Ryoji Iwata, unsplash