Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML trabalha com parceiros europeus na construção de uma europa mais verde

Bruxelas recebeu, nos dias 12 e 13 de outubro, a quarta reunião da parceria Cidades Verdes no âmbito da Agenda Urbana para a União Europeia, que contou com a presença do secretário metropolitano Filipe Ferreira, em representação da Área Metropolitana de Lisboa.

No âmbito das atividades, foram criados quatro grupos de trabalho para apoiar a elaboração do plano de ação desta parceria europeia, entre os quais um sobre modelos de financiamento para infraestruturas verdes, que será coordenado pela Área Metropolitana de Lisboa, em parceria com o município de Utrecht (Países Baixos).

 Os restantes grupos de trabalhos abordarão temáticas como a coordenação vertical e horizontal para a implementação de infraestruturas verdes, a quantificação da necessidade de infraestruturas verdes a nível local e o sistema de indicadores.

A parceria Cidades Verdes da Agenda Urbana Europeia

A parceria centra-se na abordagem às infraestruturas verdes e azuis em contexto urbano e servirá para criar ligações a outros sectores prioritários, nomeadamente o ambiente construído, os transportes sustentáveis, a gestão da água e a agricultura urbana.

A preservação da biodiversidade e a adaptação às alterações climáticas serão, igualmente, contextualizadas.

Está ainda alinhada com os objetivos de bem-estar dos cidadãos, no que diz respeito à qualidade do ar, à inclusão e à poluição visual.

A parceria está alinhada com agendas políticas globais e da União Europeia, como, por exemplo, a estratégia de biodiversidade, a estratégia de infraestruturas verdes, a estratégia de adaptação climática e a nova iniciativa Bauhaus europeia.

Fotografia: K Mitch Hodge @Unsplash

Actualizado a 19/10/2023
To top