A Área Metropolitana de Lisboa vai realizar a conferência final do projeto CLIMA.AML, no auditório do edifício-sede da AML, no dia 7 de julho, entre as 14h30 e as 17 horas.
Para além de fazer um balanço do projeto, a cerimónia incluirá ainda um painel sobre a monitorização na adaptação climática local e uma palestra que nos ensinará a sermos ambientalistas imperfeitos, pela comunicadora e influencer, Joana Guerra Tadeu.
A presidente do conselho metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, fará a abertura da cerimónia, onde estarão também presentes representantes da secretaria-geral do ambiente, embaixada da Noruega em Portugal, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, câmaras municipais de Lisboa e Almada, Cascais Ambiente, 2Adapat e Área Metropolitana de Lisboa.
Através desta sessão pretende-se partilhar resultados do projeto e estimular a replicabilidade de boas práticas junto de stakeholders regionais, investigadores científicos e técnicos municipais nas áreas da ação climática e do ordenamento do território.
A conferência encerra um vasto conjunto de ações de divulgação do projeto, que envolveu aproximadamente 900 alunos de escolas do ensino básico e secundário de toda a área metropolitana de Lisboa, e de cerca de 150 investigadores, técnicos e dirigentes de ação climática em cinco workhops realizados em Lisboa, Aveiro, Porto e Beja.
Para confirmar a sua presença, envie um email até dia 5 de julho para pmaac-aml@aml.pt
O projeto CLIMA.AML está a ser concretizado nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, através de uma rede metropolitana de estações meteorológicas em contexto urbano e de uma plataforma online), que compila dados meteorológicos e informações essenciais de suporte à sua monitorização e avaliação em tempo real.
As estações meteorológicas, que funcionam em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), permitirão conhecer, a curto e médio prazo, os padrões associados às alterações climáticas e os seus impactes nas comunidades locais.
O projeto CLIMA.AML- Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano, está a ser implementado pela Área Metropolitana de Lisboa no âmbito do programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria Geral do Ambiente e da Ação Climática e financiado pelos EEA Grants 2014-2021.