Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Área Metropolitana de Lisboa e Cidade de Milão apresentam Parceria Temática Alimentar em Bruxelas

A Área Metropolitana de Lisboa esteve presente em Bruxelas, na reunião de coordenadores e líderes de ação da Agenda Urbana.

O secretário metropolitano, Filipe Ferreira, e a representante da cidade de Milão, Elisa Porreca, apresentaram o trabalho que está a ser desenvolvido na parceria “Temática Alimentar”, que ambas as instituições coordenam desde o início deste ano.

A necessidade de uma política alimentar específica para a União Europeia foi discutida conjuntamente com a Comissão Europeia, o Comité das Regiões Europeu (órgão consultivo que representa os órgãos de poder local e regional e respetivos cidadãos na União Europeia) e a European Urban Initiative (instrumento de política de coesão urbana).

Foram abordadas, entre outras, questões relacionadas com a implementação, em larga escala, das políticas de transição alimentar na Europa.

A facilitação na aquisição pública de alimentos locais, o mapeamento do ecossistema de financiamento existente para a alimentação, e a definição de estratégias alimentares nacionais e regionais são algumas das prioridades da Agenda Urbana da EU para esta área.

A Agenda Urbana para a UE representa um novo método de trabalho para a implementação de políticas e práticas urbanas que promove a cooperação entre os Estados-Membros, as cidades, a Comissão Europeia e outras partes interessadas

Estratégia para a Transição Alimentar na AML

A Estratégia para a Transição Alimentar, que surge na sequência da FoodLink – Rede para a Transição Alimentar na AML, é uma peça importante no modelo de desenvolvimento regional da área metropolitana de Lisboa, e na consolidação da região como um território mais sustentável e dinâmico.

Pretende ser o ponto de partida para a definição de uma política alimentar metropolitana, em rede, capaz de estruturar um sistema alimentar sustentável e resiliente, e está plenamente integrada em políticas e estratégias regionais e nacionais em vigor.

Está a ser desenvolvida pela Área Metropolitana de Lisboa, com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e coordenação técnica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Actualizado a 7/05/2024
To top