Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Avaliação Intercalar do PMAAC-AML – Sistema de monitorização em debate

No dia 10 de novembro realizou-se o primeiro workshop da avaliação intercalar do PMAAC-AML, promovido pela Área Metropolitana de Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda (CEDRU).

A sessão teve a abertura pelo primeiro-secretário metropolitano, Carlos Humberto de Carvalho, que referiu a importância do PMAAC-AML para a região e para os municípios, no contexto da adaptação às alterações climáticas.

O contexto e ponto de situação foram explicados por João Lopes, que destacou o papel da AML nas matérias do ambiente e da ação climática.

Seguidamente a CEDRU explicou como será desenvolvida a avaliação intercalar, explanando o plano de trabalhos da 1ª fase do estudo.Foram também apresentados os resultados do inquérito preliminar dedicado aos indicadores de monitorização e explicada a metodologia de RAST STEP 4, a proposta de exclusão de indicadores e a integração de novos.

Divididos em mesas temáticas, os representantes dos municípios, foram desafiados a dar resposta a breves questões, tais como: Relevância e utilidade; Coerência técnica; Articulação institucional e governança; Comunicação, participação e apropriação e Soluções. No final da sessão cada dinamizador de mesa apresentou as principais conclusões.

Quanto aos próximos passos, está previsto um novo inquérito aos municípios, sobre o “Grau de Execução das medidas e ações do PMAAC-AML”, o qual permitirá avaliar as medidas e ações propostas e executadas para cada risco climático considerado prioritário (ondas de calor, cheias e inundações, subida do nível médio do mar e secas).

Está agendado para dia 15 de dezembro, um segundo workshop, a realizar na sede da AML, que contará com a presença de entidades representativas de setores sociais e económicos, para além dos representantes dos vários municípios da AML.

Actualizado a 13/11/2025
To top