O Festival Internacional de Banda Desenhada na Amadora, o Dharma Fest, (Oeiras), Milharado Sem Fronteiras, (Mafra), a JOV’ARTE – Bienal de Arte Jovem 2025, (Loures), a Festa do Cinema Francês, (Lisboa), e a Feira “Abra a Bagageira“, (Moita), são apenas algumas das propostas da agenda cultural metropolitana.
Quanto à dança, em Setúbal, “Agustinópolis”, em Lisboa, “Que Futuros Criamos Juntos?” e no Barreiro, o bailado “O Quebra-Nozes”.
Conte ainda com diversos concertos: em Palmela, “Outubro – Mês da Música”; em Oeiras, o Encontro de Bandas Filarmónicas; em Sesimbra, Noiserv; em Almada Sons de Outono, Festival de Música; e em Mafra, InMusica, Ciclo de Concertos de Música Barroca.
Nos palcos da área metropolitana, são as seguintes as proposta em cena: Em Cascais, Company – Uma Comédia Musical; em Lisboa, “Aquela Canção Sobre o Fim”, “A Princesa e a Ervilha: O Musical” e “A Teia – Farsa do Sapateiro”; em Oeiras a Mostra de Teatro; em Odivelas, “A Ratoeira, de Agatha Christie” e no Seixal, A Barraca apresenta, “O Príncipe de Spandau”.
Ainda propomos, em Sintra, o Congresso Internacional “Camilo Dois Séculos Depois” e em Setúbal, “Dois libertinos por Setúbal: um Roteiro de Pacheco e Bocage na cidade”.
Para disfrutar da natureza e do património, Sesimbra convida para o percurso “A Várzea a sua Fauna e Flora no Outono”; em Setúbal, Aspetos de Setúbal de outros tempos por Américo Ribeiro e fotógrafos que o precederam; em Sintra, “Rotas a Caminhar 2025, Pequena Rota 8 – Vinho de Colares e em Cascais, Visitas encenadas ao Palácio dos Condes de Castro Guimarães.
Propomos, por fim, as seguintes exposições: “BUG” – Mostra de André Ruivo, em Setúbal, “Touch Scream”, em Sintra; “Resistência e Liberdade, Tantas histórias para contar”, em Oeiras; “Carma Invertido”, em Almada; “No Meu Tempo’ – Visitas com Ferroviários”, em Palmela; na Amadora, exposições de ilustração integradas no 36.º Amadora BD; “Hilda”, de Lúcia Prancha, em Lisboa; e em Cascais “O inferno são os outros”, de Ana Torrie.
E muitas outras propostas em todos os municípios, são variadas as sugestões para o próximo fim de semana para viver a cultura nos 18 concelhos da área metropolitana de Lisboa.
Créditos imagem: Leremy “istockphoto.com”