O Encontro “Comunidades em Ação” vai dar a conhecer os projetos de inclusão social que os municípios de Cascais, Oeiras e Sintra estão a desenvolver no âmbito das respostas sociais do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
O encontro, que decorrerá no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, em 24 de fevereiro, a partir das 9h30, reunirá decisores políticos, parceiros executores, dirigentes e técnicos municipais, com uma componente técnica (na parte da manhã) e uma visita às operações que estão em curso nos territórios (durante a tarde).
O programa contempla duas mesas-redondas – uma sobre “problemas e dificuldades”, e outra sobre “resultados e futuro” relativos ao Plano Metropolitano de Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa -, um debate, e a projeção de um filme sobre as intervenções em curso nos municípios de Cascais, Oeiras e Sintra.
Durante a tarde, os participantes vão visitar e conhecer as intervenções que estão a ser desenvolvidas no Bairro dos Navegadores (Oeiras), em Matos Cheirinhos (Cascais) e no campo de rugby de Algueirão Mem Martins (Sintra).
A sessão de abertura contará com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e Nuno Neto, vereador da Câmara Municipal de Oeiras. Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa, fará o encerramento do encontro.
Conheça aqui o programa completo.
Será o quinto, de seis encontros bianuais, (depois dos encontros realizados em Lisboa, Alcochete, Loures e Barreiro), que decorrerão até ao último trimestre de 2025, e que abrangerão o trabalho desenvolvido na totalidade dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas aqui.
Programa Comunidades em Ação
A redução dos níveis de pobreza e da exclusão social nos territórios, a promoção do acesso alargado à habitação, à saúde e aos serviços públicos, a qualificação das competências sociais e económicas das populações mais frágeis, a melhoria dos mecanismos de integração, inclusão e de inovação social, e a ampliação das competências e resiliência das comunidades, são alguns dos objetivos comuns das operações que estão a ser desenvolvidas nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, no âmbito do programa “Comunidades em Ação – Operações integradas metropolitanas”.
O investimento em Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na área metropolitana de Lisboa prevê uma atuação sobre os múltiplos fatores de exclusão que se potenciam mutuamente, e afetam de forma gravosa alguns territórios e comunidades desfavorecidas e em risco de exclusão social.
Elaborado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser concretizado através de seis intervenções intermunicipais, compostas por 31 operações locais e materializada em centenas de projetos.
