Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Seminário “Comunidades em Ação” mostra trabalho dos municípios nas áreas do emprego, cidadania e ambiente urbano

O ambiente urbano, a cidadania, o emprego e a economia local vão estar em destaque no seminário “Comunidades em Ação”, que se realiza no dia 26 de novembro, no auditório dos serviços centrais da Câmara Municipal do Seixal.

A iniciativa, organizada pela Área Metropolitana de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, serve para dar a conhecer as ações e medidas que os municípios e os parceiros locais estão a desenvolver para as comunidades desfavorecidas dos seus territórios, no âmbito das respostas sociais do Plano de Recuperação e Resiliência aprovado pela Comissão Europeia.

Dois painéis, duas mesas-redondas e dois debates são os principais destaques do evento, que decorrerá entre as 10 horas e as 17 horas.

Intervenções de qualificação do espaço público, ações de promoção da mobilidade, medidas de educação ambiental, iniciativas de promoção da economia circular,  atividades de apoio no acesso a serviços públicos, desenvolvimento de programas de literacia de adultos, ações de capacitação de organizações locais e de criação de emprego, estabelecimento de redes de parceria, operações de promoção de segurança, promoção de ações de formação profissional e criação de espaço para atividades de empreendedorismo local, são algumas das respostas que estão a ser implementadas territorialmente, nos domínios do ambiente urbano, cidadania, emprego e economia local, no âmbito do plano metropolitano de apoio às comunidades desfavorecidas da área metropolitana de Lisboa.

O seminário conta com a participação de Basílio Horta, presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Hugo Moreira Luís, presidente da Câmara Municipal de Mafra, e Fernando Alfaiate, presidente da estrutura de missão Recuperar Portugal, para além de parceiros executores, representantes de instituições, dirigentes e técnicos municipais. Consulte aqui o programa completo.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui até às 17 horas de dia 25 de novembro.

O seminário terá transmissão em streaming na plataforma Mural 18 (aqui).

Programa Comunidades em Ação – Operações integradas metropolitanas

A redução dos níveis de pobreza e da exclusão social nos territórios, a promoção do acesso alargado à habitação, à saúde e aos serviços públicos, a qualificação das competências sociais e económicas das populações mais frágeis, a melhoria dos mecanismos de integração, inclusão e de inovação social, e a ampliação das competências e resiliência das comunidades, são alguns dos objetivos comuns das operações que estão a ser desenvolvidas nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, no âmbito do programa “Comunidades em Ação – Operações integradas metropolitanas”.

O investimento em Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na área metropolitana de Lisboa prevê uma atuação sobre os múltiplos fatores de exclusão que se potenciam mutuamente, e afetam de forma gravosa alguns territórios e comunidades desfavorecidas e em risco de exclusão social.

Elaborado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser concretizado através de seis intervenções intermunicipais, compostas por 31 operações locais e materializada em centenas de projetos, que correspondem a um investimento de 121,5 milhões de euros.

Actualizado a 22/11/2024
To top