O plano Comunidades em Ação vai ter seis encontros locais, bianuais, que visam realçar as diversas iniciativas de que estão em curso nas comunidades locais.
Lisboa, Alcochete, Loures, Barreiro, Sintra e Setúbal – enquanto líderes das intervenções territoriais com incidência sub-regional – serão os locais escolhidos para estes encontros, que decorrerão entre setembro de 2023 e junho de 2025.
O programa terá uma componente de apresentação das operações integradas locais, com uma mesa-redonda, e outra composta por visitas técnicas aos espaços onde estão a decorrer as intervenções territoriais.
Serão ainda realizados três seminários metropolitanos, que terão como objetivo dar notoriedade nacional ao programa Comunidades em Ação e discutir as políticas, os projetos e as práticas de inclusão social na área metropolitana de Lisboa.
Serão seminários temáticos, focados nos eixos metropolitanos do programa, e terão a participação de membros do governo, autarcas, especialistas, e organizações da sociedade civil.
Decorrerão em Vila Franca de Xira, Seixal e Cascais, entre novembro de 2023 e novembro de 2025.