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Conferência realça que é fundamental criar instrumentos de avaliação para garantir o sucesso da aprendizagem

A Conferência organizada em parceria pela Área Metropolitana de Lisboa e pelo Instituto de Avaliação Educativa para debater o sucesso educativo na área metropolitana de Lisboa reuniu ontem, durante a manhã, cerca de 100 participantes no auditório Alto dos Moinhos, em Lisboa.

A conferência reuniu a comunidade educativa com responsáveis governamentais e institucionais para debater uma temática que é um dos grandes desafios de toda a região metropolitana.

Na sessão de abertura Basílio Horta, presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, referiu que “a AML está consciente da importância que a educação tem para o desenvolvimento da região e do bem-estar das suas gentes”, acrescentando que “a qualidade do ensino tem de ser um propósito de todos”.

O presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa destacou ainda o abandono escolar e a integração dos alunos da comunidade migrante como os principais desafios da educação a nível metropolitano, realçando que “o desenvolvimento económico e social da região está plenamente ligado ao sucesso educativo que todos conseguirmos alcançar”.

Luis Pereira dos Santos, presidente do conselho diretivo do Instituto de Avaliação Educativa, destacou a importância do projeto PISA for Schools.

Para o presidente do conselho diretivo do Instituto de Avaliação Educativa, “a avaliação deve ser a base para a tomada de decisões”. É, por isso, fundamental que se construam “instrumentos de avaliação que permitam perceber o estado de aprendizagem dos alunos e melhorar a qualidade das aprendizagens”.

A última intervenção da sessão de abertura coube a Alexandre Homem Cristo, secretário de estado adjunto e da Educação, que começou por referir que “se na política nem sempre há consensos relativamente a algumas áreas, na educação, no essencial, estamos todos de acordo”.

Para o secretário de estado é preciso “trabalhar para que nenhum aluno fique para trás”, acrescentando que “bons diagnósticos devem ser orientadores da tomada de decisão, para que se ajude os alunos a ter sucesso escolar”.

Após a sessão de abertura, Anabela Serrão e Marta Procópio, ambas do Instituto de Avaliação Educativa, apresentaram o projeto e a sua agenda de atividades.

Promover as mudanças necessárias, dotar os professores de ferramentas necessárias, e implementar medidas de melhoria de aprendizagem e bem-estar são os principais objetivos do programa.

Na área metropolitana de Lisboa, o projeto envolve 22 escolas da rede pública dos 18 municípios, em dois momentos de avaliação: 2025 e 2028.

O encontro contemplou ainda uma mesa-redonda com a participação de responsáveis de agrupamentos escolares: Pedro Ferreira, da Escola Secundária José Saramago (Mafra), Eduardo Cruz, do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti (Quinta do Conde, Sesimbra), e Amílcar Santos, do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras (Lisboa), para debater as expetativas e os desafios inerentes ao programa PISA for Schools.

Na sessão de encerramento, Anabela Serrão, do Instituto de Avaliação Educativa, realçou que “é preciso colocar o investimento de todos na promoção da equidade, na integração de todos os alunos e no sucesso educativo”. Se tivermos um bom diagnóstico teremos melhores resultados, concluiu.

Ainda na sessão de encerramento, Irene Veloso, secretária metropolitana com competência na área da educação, destacou a importância da conferência, realçando que “é com toda a comunidade educativa que contamos para formar os homens e as mulheres de amanhã”.

Actualizado a 7/02/2025
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