Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Cultura foi tema em destaque no conselho Metropolitano de Lisboa realizado em Sesimbra

A carta de intenções para a cultura da área metropolitana de Lisboa foi o ponto de partida para uma ampla discussão sobre as potencialidades culturais de toda a região, que envolveu os municípios presentes na reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa, que se realizou no Auditório Conde Ferreira, em Sesimbra, na manhã do dia 30 de março.

Esbater fronteiras culturais no território, e trabalhar a cultura em rede, unindo as comunidades e celebrando as dinâmicas colaborativas, é um dos princípios da carta de intenções para a cultura da área metropolitana de Lisboa, que está a ser construída pela AML, em parceria com os seus 18 municípios.

Na reunião abordou-se ainda a conferência “Cultura em Rede”, onde a carta será apresentada e assinada por todos os municípios da área metropolitana de Lisboa.

A conferência vai realizar-se no dia 19 de abril em Oeiras, em cinco espaços: Auditório Municipal Eunice Muñoz, Livraria -Galeria Municipal Verney, Centro Cultural Palácio do Egipto, Mercado Municipal de Oeiras e Forte de São Julião da Barra. A gestão cultural nos municípios, a relação da cultura com a educação, com o turismo, com o património e com as artes serão também alvo de discussões aprofundadas com especialistas de reconhecido mérito.

O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da Área Metropolitana de Lisboa, de acordo com o estatuto das entidades intermunicipais.

É constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana (Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira). É presidido por Carla Tavares (presidente da Câmara Municipal da Amadora), tendo como vice-presidentes Hélder Sousa Silva (presidente da Câmara Municipal de Mafra) e Frederico Rosa (presidente da Câmara Municipal do Barreiro).

Fotografia: CM Sesimbra/ Rui João Rodrigues

Actualizado a 20/04/2023
To top