Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Curso online dá a conhecer o património arquitetónico

A Igreja Matriz de Alcochete, a Casa da Cerca, em Almada, e a Necrópole de Carenque, na Amadora, são apenas três dos 18 monumentos mostrados no curso “Património Arquitetónico e Arte Urbana”, que a AML disponibiliza gratuitamente para todos que pretendam conhecer um pouco melhor o património material e imaterial, de grande valor arquitetónico e artístico, da região.

Exemplo de arquitetura gótica, manuelista e maneirista, a Igreja Matriz de Alcochete, que é monumento nacional, foi mandada construir no século XV, por D. Fernando, sobre uma antiga mesquita.

Datada do Séc. XVI, a Casa da Cerca está situada no centro histórico de Almada, e dispõe de um jardim botânico e de uma vista privilegiada para o rio e para a cidade de Lisboa. O palácio, com influências maneiristas, barrocas e revivalistas, é, desde 1993, um centro de arte contemporânea.

A Necrópole de Carenque, na Amadora, é um monumento nacional datado do final do IV milénio AC, composto por três grutas artificiais escavadas na rocha calcária, com corredores que comunicam com uma câmara subcircular funerária, através de uma pequena entrada. As câmaras deste cemitério coletivo, descobertas em 1932, têm uma abertura no seu topo, que estava tapada com lajes de calcário, e que eram levantadas para permitir novos funerais.

Para ficar a conhecer melhor estes três monumentos, e os restantes quinze, inscreva-se no curso “Património Arquitetónico e Arte Urbana”, que dá a conhecer 18 ícones patrimoniais da região, um por cada concelho da área metropolitana de Lisboa, com vídeos e textos, onde são revisitados alguns episódios da história de Portugal, particularidades arquitetónicas e outras curiosidades.

O curso decorre num ambiente de aprendizagem virtual, vocacionado para um grande número de pessoas, e configura uma abordagem inédita por parte de uma instituição intermunicipal.

Pode ser feito ao ritmo de cada participante, numa viagem cultural que demorará, no total das unidades formativas, cerca de cinco horas.

No final de cada unidade formativa, haverá um momento de avaliação, através de quizzes.

O curso lança, ainda, um olhar contemporâneo sobre uma das formas de arte emergente na região, a arte urbana (veja aqui um pequeno vídeo de apresentação do curso).

Está disponível na plataforma digital NAU (aqui), até abril de 2023.

Actualizado a 31/01/2023
To top