Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Previsões meteorológicas requerem eliminação de comportamentos de risco e melhoria de medidas de autoproteção e vigilância

Tendo como referência o que tem sucedido nos últimos dias, nomeadamente o número de ignições superior ao esperado em muitos territórios e as previsões meteorológicas e de comportamento do fogo para os próximos dias, associadas às dificuldades da sua supressão, alerta-se a população para a necessidade de eliminar comportamentos de risco e melhorar medidas de autoproteção e vigilância, sobretudo numa altura do ano em que é expectável que se registe um elevado número de entradas de cidadãos no nosso país, e de circulação para territórios rurais para as férias.

A situação de perigo meteorológico acentua-se hoje e amanhã (4 e 5 de agosto), de acordo com as previsões atuais.

As previsões de índices de comportamento do fogo para hoje indicam valores extremamente altos em praticamente todo o país, com os valores entre os 50 mais altos registados desde 2001 nas sub-regiões da área metropolitana de Lisboa, mas também do Cávado, Ave, Tâmega e Sousa, Alentejo litoral, Coimbra e Leiria. 

Para amanhã, esta situação manter-se-á nas sub-regiões de Coimbra, Cávado, Ave, Tâmega e Sousa, com agravamento no Alto Tâmega e Barroso.

Salienta-se uma preocupação especial com espaços florestais de grandes dimensões, porque eventuais ignições que aí possam ocorrer terão maiores probabilidades de degenerarem em grandes incêndios.

Actualizado a 4/08/2025
To top