No dia 1 de outubro, a start-up Barreiro, no Parque Empresarial da Baía do Tejo, no Barreiro, vai receber o Encontro “Comunidades em Ação – Operações integradas locais”, onde será dado a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pelos municípios de Almada, Barreiro e Seixal, no âmbito do plano metropolitano de apoio às comunidades desfavorecidas da área metropolitana de Lisboa.
A iniciativa, inserida nas respostas sociais do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, mostrará o trabalho de inclusão social e de capacidade transformadora das comunidades locais que está a ser feito nesses três municípios da área metropolitana de Lisboa.
Sobre o encontro
O encontro, que decorrerá entre as 10h00 e as 17h00, reunirá decisores políticos, parceiros executores, dirigentes e técnicos municipais, e terá uma componente técnica (na parte da manhã) e uma visita às operações que estão em curso nos territórios (durante a tarde).
A sessão de abertura contará com a presença dos presidentes dos municípios do Barreiro (Frederico Rosa), Almada (Inês de Medeiros) e Seixal (Paulo Silva).
Durante a manhã, o programa da iniciativa contemplará duas mesas-redondas, uma sobre boas práticas de comunicação, e outra sobre o “efeito de adicionalidade”, um debate, e a projeção de um filme sobre as intervenções em curso nos três municípios.
Durante a tarde, serão feitas visitas às intervenções que estão a ser desenvolvidas no âmbito do projetos Agroparque Terras da Costa (Almada), requalificação do espaço público do Bairro Alves Redol – Alto do Seixalinho (Barreiro) e Hortas Urbanas, Bairro Quinta da Princesa (Seixal).
Será o quarto de seis encontros bianuais (o primeiro realizou-se em Lisboa, em setembro de 2023, o segundo em Alcochete, em fevereiro de 2024, o terceiro em Loures, em junho de 2024), que decorrerão até ao último trimestre de 2025, e que abrangerão o trabalho desenvolvido na totalidade dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas aqui até às 17 horas do dia 30 de setembro.
Programa Comunidades em Ação
A redução dos níveis de pobreza e da exclusão social nos territórios, a promoção do acesso alargado à habitação, à saúde e aos serviços públicos, a qualificação das competências sociais e económicas das populações mais frágeis, a melhoria dos mecanismos de integração, inclusão e de inovação social, e a ampliação das competências e resiliência das comunidades, são alguns dos objetivos comuns das operações que estão a ser desenvolvidas nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, no âmbito do programa “Comunidades em Ação – Operações integradas metropolitanas”.
O investimento em Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na área metropolitana de Lisboa prevê uma atuação sobre os múltiplos fatores de exclusão que se potenciam mutuamente, e afetam de forma gravosa alguns territórios e comunidades desfavorecidas e em risco de exclusão social.
Elaborado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser concretizado através de seis intervenções intermunicipais, compostas por 31 operações locais e materializada em centenas de projetos.