Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Encontro “Comunidades em Ação” reúne 140 participantes para conhecer os projetos de Almada, Barreiro e Seixal

Cerca de 140 participantes estiveram no Encontro Comunidades em Ação – Operações Integradas Locais, que se realizou ontem, 1 de outubro, na Startup Barreiro, no Parque Empresarial da Baía do Tejo.

O encontro serviu para os municípios de Almada, Barreiro e Seixal darem a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido nos seus territórios, no âmbito do plano metropolitano de apoio às comunidades desfavorecidas da área metropolitana de Lisboa, inserido nas respostas sociais do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Sara Ferreira, vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, deu as boas-vindas aos participantes, e realçou a importância do programa Comunidades em Ação, “um projeto único capaz de mudar a vida das comunidades que estão numa situação de maior vulnerabilidade”.

Sara Ferreira congratulou-se com a realização do encontro no Barreiro, acrescentando que “com a partilha de boas práticas e a complementaridade de experiências entre os municípios todos ficam a ganhar”.

Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, e Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, também participaram na sessão de abertura.

A presidente da Câmara Municipal de Almada destacou também a importância da “concretização de projetos no âmbito do PRR que juntam as componentes material e imaterial”, acrescentando estar “muito feliz com os resultados obtidos e com a mobilização de pessoas que se está a criar, sobretudo na sua capacitação e nos níveis de autoestima”.

Para o presidente da Câmara Municipal do Seixal “o encontro Comunidades em Ação é o momento para reforçar a importância de trabalharmos juntos enquanto municípios, para transformar a vida das nossas comunidades mais vulneráveis”, que reflete “a concretização de um esforço conjunto que visa melhorar as condições de vida e capacitar as pessoas, para que estes territórios passem a ser vistos como espaços de oportunidades, de forma que cada cidadão possa ser agente do seu próprio desenvolvimento”.

Após a projeção de um vídeo com o trabalho que está a ser feito nas freguesias da Costa da Caparica e União de Freguesias Caparica Trafaria (Almada), União de Freguesias Alto Seixalinho, Santo André e Verderena (Barreiro) e freguesia de Amora e União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires (Seixal), seguiu-se uma apresentação sobre técnicas e formas de comunicação de projetos desenvolvidos no âmbito do Programa “Comunidades em Ação”, com Catarina Ferreira, da Oonify.

O programa da manhã contemplou ainda duas mesas redondas. 

A primeira, sobre boas práticas de comunicação, que contou com a participação de Dolores Papa, da Associação Ensaios e Diálogo (Almada), Maria João Simões (Câmara Municipal do Barreiro) e Pedro Santos (Câmara Municipal do Seixal), e a moderação de Catarina Ferreira (Oonify).

A segunda, sobre o efeito de adicionalidade (as mais-valias para o território como consequência dos projetos desenvolvidos), teve a participação de Ana Carolina Vilas Boas (Câmara Municipal de Almada), Lurdes Lopes (Câmara Municipal do Barreiro) e Soraia Issufo (Câmara Municipal do Seixal), e a moderação de Catarina Carvalho (jornal digital “Mensagem de Lisboa”).

Na sessão de encerramento, o primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, agradeceu o empenho de todos os que estão envolvidos nos diversos projetos, com uma referência especial aos parceiros que “com menos meios fazem um enorme esforço para resolver problemas das populações e dão esperança a quem não a tem”.

Carlos Humberto de Carvalho referiu-se ao programa Comunidades em Ação como “um projeto de intervenção social de fôlego para as comunidades desfavorecidas dos 18 municípios, que nos ajuda a vencer etapas, uma de cada vez, mas que nunca estará completamente concluído”.

A parte da manhã do encontro poderá ser revista aqui.

O encontro, que decorreu entre as 10h00 e as 17h00, reuniu decisores políticos, parceiros executores, dirigentes e técnicos municipais, e teve uma componente técnica (na parte da manhã) e uma visita às operações que estão em curso nos territórios (durante a tarde).

Na parte da tarde, foram feitas visitas ao Bairro Alves Redol, no Alto do Seixalinho (Barreiro), onde foi apresentado um projeto de requalificação do espaço público do bairro e uma mostra de skate, ao projeto de qualificação ambiental, dignificação das populações residentes e promoção da qualificação e a empregabilidade local preconizado pelo Agroparque – Terras da Costa e do Mar, na Costa da Caparica (Almada), e um passeio guiado às diversas hortas urbanas do Bairro Quinta da Princesa, na Amora (Seixal).

Este encontro foi o quarto de seis encontros bianuais (o primeiro realizou-se em Lisboa, em setembro de 2023, o segundo em Alcochete, em fevereiro de 2024, o terceiro em Loures, em junho de 2024), que decorrerão até ao último trimestre de 2025, e que abrangerão o trabalho desenvolvido na totalidade dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

Fotografias: Câmara Municipal do Barreiro / AML

Actualizado a 2/10/2024
To top