Os municípios de Loures, Mafra e Vila Franca de Xira vão mostrar o trabalho de inclusão social e de capacidade transformadora que estão a desenvolver para as comunidades desfavorecidas locais, num encontro que decorrerá no dia 4 de junho, a partir das 10h00, na Fábrica, em Camarate, e que também terá transmissão em streaming na plataforma Mural 18.
O encontro “Comunidades em Ação” sobre as operações integradas locais nos municípios de Loures, Mafra e Vila Franca de Xira está integrado no Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da área metropolitana de Lisboa, que conta com um financiamento de 121,5 milhões de euros por parte do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
O encontro terá a participação dos presidentes dos municípios de Loures, Ricardo Leão, e Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, da vice-presidente do município de Mafra, Aldevina Rodrigues, do primeiro-secretário metropolitano, Carlos Humberto de Carvalho, do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos, da diretora do jornal digital Mensagem de Lisboa, Catarina Carvalho, de dirigentes municipais e de representantes de parceiros e entidades que estão a desenvolver ações no terreno.
O programa do encontro contará com duas mesas-redondas: uma, sobre os projetos em curso, com a participação dos parceiros que estão no terreno a desenvolver ações imateriais, em áreas como o ambiente, cultura, educação, cidadania, emprego e saúde, e uma outra, com dirigentes municipais sobre o “dia seguinte” após o PRR.
A parte da tarde será integralmente preenchida com visitas aos territórios onde as operações integradas locais estão em curso: Póvoa da Galega (município de Mafra), Vialonga (município de Vila Franca de Xira) e Camarate (município de Loures).
Será o terceiro de seis encontros bianuais (o primeiro realizou-se em Lisboa, em setembro de 2023 e o segundo em Alcochete, em fevereiro de 2024), que decorrerão até ao último trimestre de 2025, e que abrangerão o trabalho desenvolvido na totalidade dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.
O programa completo pode ser consultado aqui. As inscrições, gratuitas, podem ser efetuadas aqui até às 17h00 de dia 3 de junho.
Comunidades em Ação – Operações Integradas Metropolitanas
O Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da área metropolitana de Lisboa será materializado em 31 operações locais, em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, até dezembro de 2025.
As verbas estão a ser aplicadas em intervenções físicas e em ações imateriais, de acordo com as características, problemas e oportunidades de cada comunidade.
As próprias comunidades estão envolvidas no planeamento e implementação das operações, para que as soluções encontradas sejam respostas efetivas às suas preocupações, em sete eixos de intervenção, onde se concentram diversas vulnerabilidades sociais e económicas: ambiente e valorização do espaço público, cultura e criatividade, educação, cidadania e empoderamento das comunidades, emprego e economia local, saúde e dinamização social.