A estratégia de valorização dos mercados locais da AML foi apresentada no Grupo de Trabalho Metropolitano da Alimentação, um grupo criado este ano como fórum de discussão e articulação das políticas dos 18 municípios da AML no âmbito da transição alimentar.
A estratégia, apresentada por José Diogo, da A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, visa dar maior relevância à dieta Mediterrânica, à alimentação sustentável e ao combate ao desperdício alimentar, através da valorização da produção local nos mercados.
A estratégia reforça a importância de destacar e valorizar a produção local, através de ações de promoção e de marketing eficazes, da consolidação dos mercados como espaços de boas práticas, da modernização das estruturas, da diversificação da oferta, do trabalho em rede e da promoção da sustentabilidade ambiental.
O trabalho produzido é mais um passo essencial para a afirmação da Estratégia para a Transição Alimentar preconizada para o território da área metropolitana de Lisboa, consolidando a alimentação como uma importante área política de atuação da AML.
Filipe Ferreira, secretário da Área Metropolitana de Lisboa, destacou a importância de continuar a trabalhar em rede na consolidação da Estratégia para a Transição Alimentar, e lançou pistas para a implementação mais rápida e eficaz das metas ali preconizadas, nomeadamente através de novas soluções de financiamento.