Nos dias 20 e 21 de novembro de 2024, a Região Metropolitana de Amesterdão (MRA) acolheu o nono Fórum das Autoridades Metropolitanas Europeias (EMA), uma importante plataforma de diálogo político que reuniu 25 presidentes de câmara, vice-presidentes e representantes de várias metrópoles europeias, bem como membros do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e do Comité das Regiões.
Sob o tema “Perspetivas metropolitanas sobre o bem-estar”, o evento concentrou-se em discutir formas de equilibrar desenvolvimento económico, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Esta abordagem metropolitana visa definir prioridades que contribuam para o bem-estar das populações, tanto no presente como no futuro.
O fórum teve início na cidade de Zaanstad, com a receção oficial e visitas a Almere, Haarlem e Zaanstad, que proporcionaram exemplos práticos de desenvolvimento metropolitano.
Autarcas e deputados ao Parlamento Europeu, estiveram reunidos em várias sessões de trabalho e debates, com o objetivo de explorar soluções escaláveis e inspiradoras para questões como habitação, transportes, inclusão social e sustentabilidade.
O Vice-Presidente da Área Metropolitana do Lisboa, Hugo Moreira Luís, foi um dos participantes na mesa-redonda com o tema: Ambiente Saudável: Como podemos promover e implementar melhor a circularidade para energia e infraestruturas resilientes?
Reconhecimento da Dimensão Metropolitana
Durante o evento, foi destacado o papel das áreas metropolitanas como motor de desenvolvimento regional e apelou-se às instituições europeias para reforçarem o apoio à escala metropolitana, na formulação de políticas e financiamentos. Foi ainda sublinhada a importância de metrópoles coesas para enfrentar desafios complexos.
O fórum foi também uma oportunidade para a Área Metropolitana de Lisboa fortalecer laços com outras áreas metropolitanas europeias, partilhando boas práticas e contribuindo para a elaboração da declaração política que será apresentada às instituições europeias.
Hein van der Loo, presidente da Câmara de Almere, expressou o orgulho da região em acolher o evento, destacando que o fórum reflete o compromisso com o bem-estar das populações: “Mais do que nunca, o que acontece no estrangeiro tem impacto direto na vida quotidiana das pessoas. Este fórum é uma oportunidade para olhar para o futuro com uma visão partilhada sobre as necessidades das nossas sociedades.”
Com a participação de 58 metrópoles de 21 países, em representação de 122 milhões de habitantes, o Fórum da EMA continua a consolidar-se como uma plataforma estratégica para promover o bem-estar e a sustentabilidade a nível europeu.