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Grupo de trabalho metropolitano debate projetos na área da educação

O Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações, a transferência de competências para os municípios na área da educação, e o PISA for Schools estiveram em destaque na reunião do grupo de trabalho metropolitano da educação.

O estudo de aprofundamento regional do Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações (SANQ), a transferência de competências para os municípios na área da educação, e o PISA (Programme for International Student Assessment) for Schools foram os assuntos em destaque na reunião do grupo de trabalho da educação que decorreu ontem, 20 de julho, em Lisboa, no auditório do edifício-sede da AML.

Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações

A atualização do estudo de aprofundamento regional do SANQ servirá como suporte ao processo de planeamento e concertação da rede de cursos de formação profissional de nível 4, de dupla certificação, na área metropolitana de Lisboa, através da identificação de uma matriz de relevâncias das qualificações e da melhoria do processo de concertação da rede de ofertas formativas nível 4.

Esta atualização permitirá identificar tendência e prioridades de qualificações de nível intermédio, obter informação atualizada sobre as dinâmicas de oferta e de procura de emprego, identificar investimentos esperados com impacto na criação de emprego no território, atualizar o diagnóstico regional nos domínios sociodemográfico, educação-formação, profissões e emprego, e também caraterizar a capacidade instalada das escolas, ao nível de recursos humanos, materiais e de práticas organizativas e pedagógicas das escolas.

PISA

O programa PISA, da OCDE, realiza a avaliação trienal de estudantes de 15 anos de todo o mundo, avaliando em que medida os estudantes de 15 anos, perto do final da escolaridade obrigatória, adquiriram conhecimentos e competências essenciais para a plena participação nas sociedades modernas. A avaliação incide sobre as competências de leitura, matemática e ciências.

Esta edição do programa avalia igualmente a proficiência dos alunos no domínio sócio emocional. A avaliação não se limita a verificar se os alunos podem reproduzir conhecimentos; examina também a forma como os alunos podem extrapolar a partir do que aprenderam e aplicar esses conhecimentos em contextos não familiares, tanto dentro como fora da escola.

Os grandes objetivos do PISA são, por isso, capacitar os líderes escolares e professores, fornecendo-lhes análises baseadas em evidências do desempenho dos seus alunos, ajudar as escolas a medir as principais componentes das competências do século XXI, e promover oportunidades de aprendizagem global entre pares, entre líderes escolares e professores, conseguido através da conceção de uma série de atividades de pós-avaliação

No âmbito deste projeto equaciona-se o desenvolvimento de dois estudos, regionais, por amostragem em 2023/2024 e 2025/2026 e a realização de ações com os agrupamentos de escolas e municípios para análise e interpretação de resultados, e definição de estratégias de promoção da aprendizagem.

Outros assuntos

Na reunião abordou-se ainda a transferência de competências para os municípios na área da educação, nomeadamente em aspetos relacionados com o financiamento de obras em escolas, refeições escolares, pessoal não docente e alunos com necessidades educativas especiais.

A reunião do grupo de trabalho metropolitano da educação contou ainda com a participação da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa e da FPF – Federação Portuguesa de Futebol.

A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, através do administrador Rui Lopo, reiterou, junto dos representantes municipais, a necessidade de ter os horários escolares para o próximo ano letivo de uma forma atempada, para que a abertura, em setembro, possa decorrer com normalidade, ao nível dos serviços de transporte público rodoviário, prestados pela Carris Metropolitana

Foram ainda apresentadas as potencialidades do cartão Navegante Escola, que permite a integração de um conjunto diversos de serviços.

A Federação Portuguesa de Futebol apresentou um programa de intervenção para as escolas do primeiro ciclo do ensino básico, no âmbito do desenvolvimento de competências motoras e de introdução de hábitos de prática desportiva, que se designa de Super Quinas. O objetivo é envolver 36 escolas da área metropolitana de Lisboa (duas por município), com atividades de duas horas por semana, durante todo o ano letivo.

Fotografia: Kimberly Farmer, Unsplash

Actualizado a 9/08/2023
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