Realizou-se, no dia 25 de fevereiro uma reunião do grupo de trabalho metropolitano de Desenvolvimento Económico, no auditório do edifício-sede da AML, onde estiveram presentes cerca de 30 participantes, entre eleitos, dirigentes e técnicos municipais e da AML.
Na reunião, conduzida pelo secretário metropolitano Filipe Ferreira, foram apresentadas as conclusões e sugestões de melhoria sobre o roteiro metropolitano para a atração de investimento e oportunidades de financiamento, os objetivos e o roteiro metodológico em relação aos desafios de competitividade e internacionalização da área metropolitana de Lisboa e por fim, a operacionalização e articulação com os municípios, da Aceleradora de Comércio Digital, desenvolvida pelo Consórcio i AM Digital.
Jorge Gaspar, da Associação Industrial Portuguesa (AIP), apresentou as conclusões e sugestões de melhoria relativas ao Roteiro Metropolitano e de Capacitação para a Atração de Investimento e Oportunidades de Financiamento. No decorrer das sessões de capacitação, inseridas no Roteiro Metropolitano, dirigidas aos quadros técnicos das autarquias e às empresas locais, procurou-se dar as ferramentas necessárias para esta importante tarefa de captação de investimento. “A competição pela atração de investimento internacional é, mais do que uma competição entre países, uma competição entre diferentes regiões de vários países”, salientou Jorge Gaspar.
Os Desafios de Competitividade e Internacionalização da Área Metropolitana de Lisboa, os seus objetivos e roteiro metodológico, foram apresentados por Paulo Madruga, da EY Parthenon. O estudo visa compreender os desafios de competitividade e internacionalização existentes na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e identificar os eixos de relançamento internacional.
O exercício de diagnóstico permitiu a identificação dos principais desafios estratégicos para a internacionalização e atração de investimento da AML, posicionando-se como uma região competitiva, mas com potencial significativo para fortalecer a sua posição no contexto europeu.
A AML apresenta-se como uma região atrativa ao investimento, sendo a 12ª região com maior número de projetos de investimento direto estrangeiro (IDE) na Europa, entre 230 regiões. As empresas de software, transportes e business services dominam o panorama de IDE na AML nos últimos 3 anos, mantendo a dianteira enquanto região mais competitiva no contexto nacional.
O número e dimensão dos investimentos previstos para a Área Metropolitana de Lisboa tem potencial de alavancar a internacionalização da região.
Sobre a operacionalização e articulação dos 18 municípios com a Aceleradora de Comércio Digital, projeto desenvolvido pelo Consórcio i AM Digital, tendo em conta a necessidade de efetuar a transição digital, foi desenvolvido este instrumento para aceleração digital de pequenos negócios na AML.
João Galopim, em representação do consórcio, apresentou a forma como se operacionaliza a aceleradora. É através da atribuição de vouchers para apoio à transição digital de pequenos negócios, até um valor máximo de 2.000€, tendo como destinatários, micro, pequenas empresas e empresários em nome individual.
O investimento corresponde a 17 milhões de euros disponíveis para os vouchers a atribuir a cerca de 7 mil empresas, registadas e indicadas pelos municípios para a respetiva candidatura, sendo que a presente operação termina no final de 2025.