Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Interesse pela Conferência Cultura em Rede da Área Metropolitana de Lisboa faz esgotar as inscrições

Inscrições esgotadas para a primeira conferência “Cultura em Rede” da área metropolitana de Lisboa, que se vai realizar no dia 19 de abril (quarta-feira), em Oeiras.

Cerca de 250 pessoas marcarão presença na primeira edição da conferência, que assinalará o início de um novo processo de participação alargada e de diálogo entre a Área Metropolitana de Lisboa, os municípios e os agentes culturais que fazem e promovem atividades neste âmbito, unindo as comunidades e celebrando as dinâmicas colaborativas.

A conferência servirá ainda para a apresentação e assinatura da Carta de Intenções para a Cultura da Área Metropolitana de Lisboa, um documento construído pela AML, em parceria com os seus 18 municípios, que sustenta os princípios de um caminho para “reforçar a cultura em rede no território”.

A conferência decorrerá em cinco espaços distintos, quatro no centro de Oeiras – Auditório Municipal Eunice Muñoz, Livraria-Galeria Municipal Verney, Centro Cultural Palácio do Egipto e Mercado Municipal de Oeiras – e um na Avenida Marginal, no Forte de São Julião da Barra.

A abertura decorrerá no Auditório Municipal Eunice Muñoz, a partir das 9h30, e estará a cargo de Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano.

Do programa de abertura fará ainda parte uma mesa-redonda e um debate sobre a gestão cultural nos municípios.

A conferência terá, durante o período da manhã, quatro painéis temáticos, que decorrerão em simultâneo, onde serão discutidas as ligações da cultura com a educação (Livraria-Galeria Municipal Verney), com o turismo (Centro Cultural Palácio do Egipto), com o património (Mercado Municipal de Oeiras) e com as artes (Auditório Municipal Eunice Muñoz), envolvendo cerca de 25 prestigiados oradores e moderadores.

No período da tarde, que decorrerá no Forte de São Julião da Barra, será apresentada e assinada a Carta de Intenções para a Cultura da Área Metropolitana de Lisboa.

O programa incluí ainda uma palestra sobre a cultura em rede e o desenvolvimento cultural do território, a cargo de Robert Palmer, ex-diretor-geral de cultura do Conselho da Europa e Comissário de Glasgow e Bruxelas, Capitais Europeias da Cultura, e intervenções de Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, e de Carla Tavares, presidente do conselho metropolitano.

As atuações da Orquestra Geração e de O mundo do Espectáculo, e a apresentação de uma ilustração original, de Mário Linhares, que reflete os traços culturais, as tradições, e o património que dão vida ao território da área metropolitana de Lisboa, farão igualmente parte do programa da conferência.

Programa completo aqui.

Actualizado a 21/04/2023
To top