Decorreu em Loures, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, no passado dia 5 de junho, o I Seminário Parcerias e Sinergias na Cultura, o qual visava a partilha de experiências, apresentação e debate de projetos/iniciativas neste âmbito.
A Área Metropolitana de Lisboa, esteve presente no seminário no painel final, com o projeto – Mural 18 Programação Cultural em Rede. Joseph Azevedo e Rosa Silva, da AML, apresentaram e explicaram o respetivo projeto, nomeadamente o facto de se ter constituído como um importante contributo para que a cultura e os seus agentes culturais na área metropolitana de Lisboa continuassem a sua atividade em contexto de pandemia.

O Mural 18, projeto desenvolvido pela Área Metropolitana de Lisboa no âmbito do aviso do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 – Programação Cultural em Rede, teve como principal objetivo o aumento da atratividade e dinamização das estratégias de desenvolvimento turístico da AML e a sua dinamização económica, com vista à diminuição de assimetrias e ao reforço da coesão territorial, por via da realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais, desenvolvendo uma programação em rede a nível intermunicipal.
Com o presente projeto, pretendeu-se fundir a arte, a cultura, o património, o turismo urbano e o digital através do desenvolvimento de uma plataforma que recorresse às novas tecnologias e meios de comunicação para ampliar o alcance da sua difusão e promover a interação em rede dos e com os seus visitantes.
Através da implementação do Mural18 continuou a ser valorizado o capital simbólico da AML e a ser partilhada a promoção de uma identidade metropolitana, o que contribuiu para melhorar o acesso dos cidadãos à oferta cultural, através da promoção da fruição e participação nas atividades culturais.
Neste painel foram abordados outros projetos intermunicipais, nomeadamente o projeto Coimbra Região de Cultura, por Paula Silvestre, da Câmara Municipal de Coimbra e o Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana, por Júlio Cardoso, da Câmara Municipal de Alcoutim.
Nos painéis realizados durante a manhã, destacam-se a apresentação dos projetos Município Amigo do Turismo e da Cultura, por Pedro Mortágua Soares, da Cidade Social; a Rota Histórica das Linhas de Torres, por José Alberto Quintino, Presidente da Associação Rota Histórica das Linhas de Torres e a Rede de Bibliotecas José Saramago, por Sérgio Letria, Diretor da Fundação José Saramago.
De realçar que a primeira edição do Seminário sobre Parcerias e Sinergias na Cultura foi promovido pela Câmara Municipal de Loures em parceria com a Cidade Social.