Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Presidente da TML eleito vice-presidente da autoridade europeia de transportes metropolitanos

Faustino Gomes, presidente do conselho de administração da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, foi eleito vice-presidente da EMTA – European Metropolitan Transport Authorities, no dia 26 de outubro de 2023, numa cerimónia que decorreu na cidade de Barcelona.

Esta eleição assume também relevância para a TML, e para toda a região, dado a intervenção que a EMTA tem na definição das políticas europeias para uma mobilidade urbana mais sustentável e verde.

Os delegados das autoridades de transportes para as áreas metropolitanas elegeram Katalin Walter, CEO da Budapesti Közlekedési Központ (autoridade de transportes para Budapeste) como presidente. Laurent Probst, CEO do Sindicato dos transportes da Île-de-France (autoridade que controla a rede transportes públicos em Paris e na região Ilha-de-França) foi também eleito vice-presidente.

Sobre a EMTA

Foi criada em 1998 por onze autoridades para o transporte público em regiões e áreas metropolitanas, entre as quais Lisboa.

Com 34 membros de 21 países, tem como objetivo ser um local de troca de informações, experiências e boas práticas no domínio do planeamento, integração e financiamento dos serviços de transportes públicos nas grandes cidades europeias e nas suas áreas metropolitanas.

No seu conjunto, os membros da EMTA organizam transportes públicos e serviços de mobilidade para cerca de 100 milhões de europeus.

Nos últimos anos, a EMTA tem assumido um papel ainda mais proativo nos debates sobre políticas de mobilidade europeias, participando em diversos projetos de investigação e desenvolvimento, e emitindo documentos de posicionamento das autoridades de transportes face a políticas de mobilidade e transportes.

Tem ainda estabelecido parcerias com entidades congéneres, como a UITP (associação internacional de transportes públicos) e a rede POLIS (rede das regiões e cidades europeias que colaboram para a implementação de soluções inovadoras em mobilidade e transportes). Tem, igualmente, assumido um papel relevante na discussão de novas políticas e regulamentos europeus.

Actualizado a 3/11/2023
To top